Vertigo: Além do Limiar


Leonardo Santana - ‘Léo Santana’



País de nascimento: Brasil
25 de setembro de 1973

Lista de revistas com trabalhos de Leonardo Santana - ‘Léo Santana’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Leonardo Santana é roteirista e editor de quadrinhos Pernambucano. Começou produzindo roteiros curtos em zines como o Heróis Brazucas.

Em 2004 ingressou na equipe que lançou a revista Brado Retumbante como roteirista da personagem Cabala. Posteriormente, passou também a ser o editor da revista até a sua saída no início de 2007.

Através de seu trabalho em Cabala, ganhou, já em 2005, o 3º Prêmio DB Artes Independentes de Melhor Roteirista. Incansável e sempre procurando novos desafios, Leonardo seguiu publicando em diversas revistas e fanzines como Areia Hostil, QI, FRONT, Prismarte, Clássicos Revisitados e Histórias d’O Recife Assombrado.

Pela revista Prismarte, foi agraciado com o prêmio de melhor Roteirista nos anos de 2006 ,2007 e 2008 e de melhor hq no ano de 2007. Ainda em 2007, recebeu também o troféu de Melhor Roteirista no 1º Troféu Alfaitaria de Fanzines. Em 2012, ganhou o prêmio de Melhor Roteirista e de Melhor hq com a hq Abraços por R$ 0,50 na 12º Feira de Hq.

Dentre as histórias que criou, destacam-se F.D.P., METRÓPOLES, RENEGADO 3000, AS NOVAS AMAZONAS, ANDRÔMEDA e EGOTRIP.

Como editor independente produziu as revistas do BRADO RETUMBANTE, F.D.P. e SPACE OPERA

Entre 2010 e 2012, participou da P.A.D.A. (Produtora Artística de Desenhistas Associados) onde colaborou com hqs, organização de eventos em prol dos quadrinhos nacionais (Como a comemoração ao dia do quadrinho nacional em 2011) e como editor (Das revistas DO ALÉM e GRAPHIC PADA 1 – ZÉ GATÃO).

Em outubro de 2017 lançou a adaptação da obra FAUSTO, UMA TRAGÉDIA, de Goethe, para os quadrinhos pela editora Peirópolis. Logo em seguida, a edição ganhou selo Cátedra 10 UNESCO/PUC-RIO, prêmio que “indica obras com valor literário, plástico e editorial, considerando temas e gêneros diversos, sem designação por categorias ou faixas etárias, mas atenta, sobretudo, à qualidade artística do diálogo texto/imagem, que torna o livro infantil e juvenil um artefato original indispensável para arte-educação”

Atualmente trabalha de forma independente e está produzindo os projetos PERNAMBUCO HOLANDÊS, mostrando a invasão holandesa a Pernambuco em 1630 e DIÁRIOS ITALIANOS, o Brasil na Segunda Guerra Mundial.


Leonardo Santana - ‘Léo Santana’

Personagens criados por Leonardo Santana - ‘Léo Santana’ (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Claudio Jurischka
  • Adicionado por
    Claudio Jurischka
    em 12/01/2009 12:19:00