Vertigo: Além do Limiar


Leonard Starr



País de nascimento: Estados Unidos da América
28 de outubro de 1925
30 de junho de 2015

Lista de revistas com trabalhos de Leonard Starr
Veja lista detalhada dos trabalhos


Nascido na cidade de Nova York, Leonard Starr ficou inicialmente conhecido com a tira diária "Mary Perkins on stage" (1957). A personagem principal, Mary Perkins (conhecida no Brasil como "Glória") era uma atriz da Broadway e fez sucesso no Brasil durante os anos 50/60. A HQ revela o que ocorre nos bastidores dos espetáculos.

Como bem observou a seção “Clássicos HQ”, da EBAL (nov. 1970), Leonard "tem traço seguro, marcante, cheio de autoridade, e combina o vigor expressionista de Milton Caniff com a elegância clássica de Alex Raymond. É excelente em desenhar expressões (mesmo as mais leves), gestos reveladores, expressões furtivas, como também vastos panoramas urbanos ou as calmas cenas bucólicas."

Depoimento/curiosidade:

“Poucos são os leitores que não conhecem a velha, mas sempre pequenina, LITTLE ORPHAN ANNIE (ANINHA, A PEQUENA ORFÃ). Com a morte de Harold Gray, em 1968, ANNIE foi parar nas mãos de vários desenhistas e escritores, mas todos falharam em dar uma continuidade digna à história.

Poucos anos depois, o Chicago Tribune resolveu reprisar as velhas aventuras da década de 30 em vez tentar novos desenhistas. Com o sucesso da peça musical da Broadway baseada na personagem de Gray, que depois acabou indo para as telas também, o sindicato resolveu produzir novas histórias de ANNIE, entregando a tarefa a Leonard Starr, autor da excelente MARY PERKINS ON STAGE.

De início, o espanto deve ter sido geral, pois o estilo de Starr em ON STAGE é totalmente realista, fotográfico. Seria ele capaz de se adaptar ao estilo caricatural de ANNIE? A resposta veio a partir de 9 de dezembro de 1979, quando ele começou a desenhar e escrever as tiras diárias e páginas dominicais de ANNIE (como é conhecida atualmente). E foi uma resposta positiva.

Leonard Starr, em setembro de 1979, cancelou ON STAGE para trabalhar no novo título. Disse ele que cada vez mais estava se tornando impossível trabalhar em tiras diárias com desenhos realistas e detalhados para aquele tamanho reduzido dos jornais.”

(Luiz Antônio Sampaio, revista “Calafrio”, anos 80)

- Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • OSCARDIACO
  • Adicionado por
    OSCARDIACO
    em 31/07/2007 12:49:00