Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Leo O Mealia



País de nascimento: Estados Unidos da América
31 de março de 1884
7 de maio de 1960

Lista de revistas com trabalhos de Leo O' Mealia
Veja lista detalhada dos trabalhos


Leo Edward O'Mealia começou a carreira artística em 1909, como chargista político no “Rochester Times”. Três anos depois trabalhou como cartunista esportivo no New York Journal e, depois, ingressou no “The Daily News”. Entre 1912 e 1929 desenhou uma gag diária chamada “Wedlocked”, para o distribuidor Associated Newspapers.

Em 1913 fez a diária Freddy Film para o International Feature Service, e começou “Little Pal”, distribuída pelo Associated Newspapers até 1928. Outra atração desenhada por O'Mealia durante a década de 1910 foi a HQ “In Jungleland” (ou “Jungle Definitions”). A seguir criou quadrinhos para jornais distribuídos pelo Bell Syndicate, como “Sherlock Holmes” (1930-31) e “Fu-Manchu” (1931-33).

Na segunda metade dos anos 30 foi contratado pelos estúdios Chesler. Naquela época, começou a contribuir para uma nova casa que se firmava no mercado, a DC. Naqueles primeiros anos da editora, O'Mealia desenhou capas e histórias para os primeiros números de “Action Comics”, “Detective Comics”, “More Fun Comics” e “Adventure Comics”. Mas o mercado de revistas em quadrinhos não era o destino do artista. Ele acabou retornando para as charges do “The Daily News” em 1943, desenhando cartuns esportivos até sua morte, em 1960. O curioso é que ele assinava desenhando um pequeno leão, como uma espécie de marca registrada.

Após sua morte, os trabalhos que deixou foram cuidados por seu filho, Leo Jr.


Leo O Mealia

Personagens criados por Leo O Mealia (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 17/01/2016 23:28:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro