Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Lee Elias



País de nascimento: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
21 de maio de 1920
8 de abril de 1998

Lista de revistas com trabalhos de Lee Elias
Veja lista detalhada dos trabalhos


Lee Elias talvez não seja um nome muito conhecido do grande público leitor brasileiro, mas desde 1943 foi bastante ativo nos comics americanos, tendo inclusive trabalhado como assistente de Al Capp em “Li’l Abner” (Ferdinando).

Mas Elias nasceu em Manchester, na Inglaterra, imigrando para os Estados Unidos ainda garoto. Foi influenciado por Noel Sickles e Milton Caniff, dupla que criou um estilo de desenho que serviria de modelo para inúmeros outros desenhistas. O estilo era tanto impressionista quanto realista, com vigorosas pinceladas de preto, um uso perfeito de luz e sombra, e bonitos e variados enquadramentos. Um estilo moderno, diferente daquele cultivado por Raymond e Foster. Um estilo que acabou fazendo escola, servindo de modelo e inspiração para gente famosa.

Seu primeiro trabalho nos quadrinhos foi em 1943, na Fiction House, onde trabalhou até 1946. Após trabalhar em algumas editoras (DC, Hillman, Marvel...), ganhou destaque fazendo “Black Cat” (Pantera Negra), para a Harvey. Outra historieta de destaque foi “Beyond Mars” (1952-55), produzida para jornais. Seu último trabalho de destaque foi a série “The Hook”, magazine em preto-e-branco publicada pela Warren Publishing. Com o cancelamento de “The Hook”, em 1982, Elias deixou os quadrinhos. Naquela época, sérios problemas de saúde vinham perturbando o desenhista, até que ele se viu incapacitado de continuar trabalhando e foi obrigado a se aposentar.


(Luiz Antônio Sampaio, revista “Calafrio” nº 23, 1984)



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • OSCARDIACO
  • Adicionado por
    OSCARDIACO
    em 10/07/2007 12:45:00