Vertigo: Além do Limiar


Laerte Coutinho



País de nascimento: Brasil
10 de junho de 1951

Lista de revistas com trabalhos de Laerte Coutinho
Veja lista detalhada dos trabalhos


Laerte Coutinho é considerada uma das principais quadrinistas paulistas. De formação marxista, começou profissionalmente em 1970, produzindo o “Leão” para a revista “Sibila”. Ainda nos anos 70, contribuiu com ilustrações para sindicatos, agremiações operárias e partido político (MDB, em 1974). Também contribuiu para outras publicações de cunho socialista, como “Balão” (criada por ele e Luiz Gê) e “O Pasquim” (de Jaguar e Ziraldo).

Nos anos 80, já tinha deixado de trabalhar com cartuns para a “Gazeta Mercantil” e jornais de sindicato para entrar de cabeça nos quadrinhos: é a época em que ficou popular nas revistas humorísticas “Circo”, “Piratas do Tietê”, “Chiclete com Banana” (editada por Angeli) e “Geraldão” (editada por Glauco), todas da Editora Circo.

Em 1985 lançou seu primeiro livro, “O Tamanho da Coisa”, uma coletânea de suas charges. Outras HQs de destaque são “Overman” e “Los Três Amigos”, com um humor tipicamente paulista. Recebeu diversos prêmios por seus trabalhos.

Problemas fizeram com que a editora Circo cancelasse muitos de seus títulos nos anos 90. Após fazer uma parceria com a editora Sampa, de Carlos Casamata, que cuidava da compra de papel, impressão e distribuição, a Circo lançou uma nova leva de revistas, com os mesmos autores da casa: Laerte, Glauco e Angeli. Mas os tempos eram outros e tudo parecia uma sombra do que foi a Circo, pois muito do conteúdo vinha de republicações e das tiras já publicadas na “Folha de S. Paulo”.

Lançou diversas coletâneas, trabalhou como roteirista de programas humorísticos e infantis na TV Globo e mantém uma tira diária na Folha de São Paulo desde 1991 - jornal em que também publica charges políticas. Laerte ainda contribui com diversos veículos, como a revista “Caros Amigos”. Em 2010, passou a se identificar como mulher transgênero.

Fonte: HQ "Manual do Minotauro" (Quadrinhos na Cia./2021)



Relate algum problema encontrado nesse artista