Vertigo: Além do Limiar


Kuniko Tsurita



País de nascimento: Japão
25 de outubro de 1947
14 de junho de 1985

Lista de revistas com trabalhos de Kuniko Tsurita
Veja lista detalhada dos trabalhos


Kuniko Tsurita foi uma artista de mangá, nascida no Japão, numa época em que as artistas mulheres eram minoria até nos gibis dirigidos ao público feminino. Kuniko quebrou regras, rompeu tabus e tornou-se a primeira mulher a publicar regularmente na legendária 'Garo', a revista que liderou os mangás de vanguarda no Japão. Tsurita não apenas foi aquela que melhor retratou a cena underground do Japão dos anos 1960, mas também uma pioneira que, por exemplo, ousou a retratar amores explicitamente lésbicos.

Misturando influências da literatura francesa (Sade, Jean Genet, Le Clésio, Céline, Camus...) com outras das artes plásticas (Dürer, Käthe Kollwitz, Aubrey Beardsley, Goya...) e o psicodelismo de artistas como Tadanori Yokoo e Aquira Uno, os quadrinhos de Tsurita são de tirar o fôlego, impressionantes em sua ousadia e beleza.

'A Tragédia da Princesa Rokunomiya' é uma ampla coletânea que reuniu desde as primeiras histórias publicadas na 'Garo' até a última, 'Flight', que, entre outras coisas, fala de voar sobre a floresta amazônica. A edição conta inclusive com um texto de Naoyuki Takahashi, viúvo de Tsurita, a respeito do interesse que a artista tinha pelo Brasil.

Kuniko faleceu no hospital, aos 37 anos, devido a complicações advindas do 'lupus'.

Fonte: HQ 'A Tragédia da Princesa Rokunomiya' (Veneta/2022) e Site Wikipedia (Kuniko Tsurita/atualiz.03/01/2022)





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erwin
  • Adicionado por
    Erwin
    em 06/10/2022 23:25:00
    Editado por Erwin