Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(6)
A
(1208)
B
(1740)
C
(1801)
D
(1177)
E
(380)
F
(1039)
G
(1193)
H
(833)
I
(196)
J
(429)
K
(732)
L
(1155)
M
(2207)
N
(506)
O
(409)
P
(1219)
Q
(78)
R
(1190)
S
(2131)
T
(806)
U
(76)
V
(517)
W
(596)
X
(20)
Y
(182)
Z
(177)
Julio Shimamoto - ‘Shima’
País de nascimento:
Brasil
★
13 de maio de 1939
Lista de revistas com trabalhos de Julio Shimamoto - ‘Shima’
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Adaptação
2
Argumento
30
Arte
395
Arte-Final
2
Desenho
190
Editor original
2
História
23
Ilustração
1
Letrista
57
Roteiro
84
Texto
13
Capa: Arte
48
Capa: Cores
7
Capa: Desenho
15
Capa: Pintura
16
Julio Yoshinobu Shimamoto, ou simplesmente Julio Shimamoto ou Shima (algumas obras assinou como "O. Mashi" e outras com o sobrenome do meio "Yoshinobu"), nascido em Borborema, SP, em 13 de maio de 1939, é admirado e respeitado como um dos maiores nomes das Histórias em Quadrinhos nacionais.
Ajudando a pavimentar a trajetória do horror nos quadrinhos do Brasil, Julio Shimamoto é um profissional completo e um gênio das HQs por opção - visto que, como diretor de arte, obteve amplo reconhecimento no mercado publicitário. Também é argumentista talentoso, além de emérito desenhista.
Inovando em técnicas de ilustração, inspirando jovens talentos e inscrevendo-se na história do entretenimento nacional por meio de pesadelos em preto-e-branco que tiraram o sono de gerações de leitores, Shimamoto honra a fibra de seus descendentes samurais, batalhando, incansável, pela consolidação de um autêntico mercado de quadrinhos brasileiro.
A versatilidade de Shimamoto tem em artistas como Watson Portela verdadeiros admiradores. “Ele já desenhava no formatinho gibi e conseguia trabalhar em até três planos. Eu só conseguia isso se desenhasse em formato maior”, lembrou Watson em uma entrevista.
Teve seus primeiros trabalhos publicados nas contracapas de revistas da editora Novo Mundo, em 1957, na série “Agora sei que...”, histórias de uma página com curiosidades históricas. Em 1959, Shima fez a primeira história de "Drácula" a ser desenhada por um
brasileiro, publicada pela editora La Selva. Além da Novo Mundo e da La Selva, publicou na Continental/Outubro, que estiveram entre as mais importantes editoras brasileiras da época de ouro dos quadrinhos de Terror, entre os anos 1950 e 1970.
Shima desenhou o primeiro número da histórica revista do personagem da televisão "Capitão 7"(1959). Participou, nos anos 1960, do movimento paulista de nacionalização das HQs, que buscava criar uma lei de incentivo e reserva de mercado para os autores brasileiros, ao lado de outros autores de HQs, dentre eles Maurício de Sousa e Luiz Saidenberg.
Participou da Cooperativa Editora e de Trabalho de Porto Alegre (CETPA) para a qual desenhou a “História do Rio Grande do Sul” em quadrinhos. Colaborou com Maurício de Sousa para o projeto que deu origem à Folhinha de S. Paulo em 1963, na qual publicou seu personagem “O Gaúcho”.
A partir de 1965, praticamente abandonou os Quadrinhos para se dedicar à publicidade,
com passagens pelas agências Lintas, América e Standard. No período em que estava na Standard, foi preso pela ditadura militar, acusado de ter conexões com opositores ao regime. Após ter sido libertado, traumatizado pela experiência, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na agência Caio Domingues e Associados.
Durante sua passagem pela publicidade ganhou diversos prêmios. O trabalho na Publicidade lhe proporcionou desenvolver novas técnicas e experimentações que elevaram sua prática como artista. Em 1974, Shima retornou às HQs e colaborou com as editoras Vecchi, Bloch, Noblet, Grafipar, D-Arte, dentre outras. Nos anos 1980, retornou à publicidade, na qual ainda atuou por alguns anos.
Desde os anos 1990, vários de seus trabalhos vêm sendo republicados. Como artista de HQs, recebeu os prêmios Angelo Agostini, HQMix, Bigorna e muitos outros, além de diversas homenagens. Hoje continua colaborando eventualmente com algumas publicações, com HQs ou capas.
Impossível aqui sintetizar toda vida e carreira de Shimamoto - recomenda-se a leitura de sua biografia “O Samurai do Traço”, escrita por Dario Chaves, pela editora Criativo.
Fonte: Sites - http://www.operagraphica.com.br
http://www.universohq.com/quadrinhos/shimamoto_bio.cfm
http://shimarte.blogspot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_Shimamoto
Publicação: “Mundo dos Super-Heróis” n° 26, 2011
HQ "Arte Sequencial Brasileira" (Sociedade Secreta dos Quadrinhos/2025)
Site: www.julioshimamoto.com.br
Facebook: julioyshimamoto
Personagens criados por Julio Shimamoto - ‘Shima’ (7)
Balthar
Fidêncio, O Gaúcho
Meia-Lua, O Rei da Capoeira (Murilo Meia-Lua)
Ohmmaneth
Professor Zoltan
Tahir-Ka
Tramon
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Vandrigo
em 23/05/2007 13:27:00
Editado por
Erwin
,
Guia dos Quadrinhos
,
Gustavo Machado
,
Hyju
,
Panteão dos Quadrinhos
,
Luis Hermano Spalding
,
zurgk
,
Rafael de Sousa
,
Edson Diogo
,
Antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*