Vertigo: Além do Limiar


Julia Wertz



País de nascimento: Estados Unidos da América
29 de dezembro de 1982

Lista de revistas com trabalhos de Julia Wertz
Veja lista detalhada dos trabalhos


Julia Wertz (nascida em 29 de dezembro de 1982 na área da Baía de São Francisco) é uma cartunista, escritora e exploradora urbana americana.

Wertz fez seu nome com uma história em quadrinhos intitulada The Fart Party, que a Atomic Books antologizou em dois volumes em 2007 e 2009. Logo após o sucesso da tira, ela se aposentou de The Fart Party, alegando que não sabia de seu significado iminente na época de seu criação. Posteriormente, Wertz mudou suas operações online para o site do Museu dos Erros, onde algumas faixas antigas do Fart Party existem no arquivo.

Em 2010, a Random House publicou Drinking at the Movies, o primeiro livro de memórias gráfico de Wertz. Tendo como pano de fundo sua mudança de San Francisco para Nova York, o livro detalha questões sérias, como a batalha de um membro da família contra o abuso de substâncias e seu próprio alcoolismo, com sua característica sagacidade e auto-anulação. O Los Angeles Times classificou Drinking at the Movies como um "triunfo silencioso" e o crítico Rob Clough, do The Comics Journal, disse que Wertz tinha um "timing brilhante das histórias em quadrinhos da velha guarda". Drinking at the Movies foi nomeado para o prêmio Eisner de 2011 na categoria de publicação de melhor humor.

Em setembro de 2012, a Koyama Press publicou The Infinite Wait and Other Stories, uma coleção de contos em quadrinhos de Wertz, que foi indicada ao Prêmio Eisner na categoria Melhor Trabalho Baseado na Realidade. Em 2014, a Atomic Books lançou o Museum of Mistakes: The Fart Party Collection, que antologizou os primeiros livros de Wertz, além de material novo e extra. Seus livros foram traduzidos para vários idiomas.

De 2010 a 2012, Wertz fez parte da Pizza Island, um estúdio Greenpoint composto pelos cartunistas Sarah Glidden, Lisa Hanawalt, Domitille Collardey, Karen Sneider, Kate Beaton e Meredith Gran.

Em 2015, Wertz iniciou uma série mensal de quadrinhos para a The New Yorker, sobre eventos históricos menos conhecidos e fatos sobre a cidade de Nova York, que aparecem online e impressos. bem como uma série mensal de ilustrações de paisagens urbanas para a Harper's Magazine. Essas peças foram posteriormente expandidas para fazer o livro Cortiços, Torres e Lixo: Uma História Ilustrada Não Convencional da Cidade de Nova York, publicado pela Black Dog & Leventhal / Hachette em 2017, pelo qual Wertz ganhou o Prêmio Brendan Gill 2018

Depois de passar uma década na cidade de Nova York, Wertz voltou para o norte da Califórnia. Ela também dirige a Adventure Bible School, um blog sobre exploração urbana.


Julia Wertz


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Moonfolk
  • Adicionado por
    Moonfolk
    em 23/10/2019 20:28:00
    Editado por Lucca Farias Esposito