Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1137)
B
(1667)
C
(1723)
D
(1103)
E
(362)
F
(990)
G
(1131)
H
(796)
I
(187)
J
(406)
K
(699)
L
(1101)
M
(2104)
N
(481)
O
(398)
P
(1157)
Q
(75)
R
(1117)
S
(2039)
T
(756)
U
(68)
V
(496)
W
(571)
X
(16)
Y
(172)
Z
(173)
Josep Toutain
País de nascimento:
Espanha
★
1932
✝
1997
Lista de revistas com trabalhos de Josep Toutain
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
História
1
Quadrinhista e editor espanhol, nascido em Barcelona. Um um dos grandes nomes do quadrinho espanhol entre os anos 50 e 80. A carreira de Josep Toutain Vila (seu nome completo) começou a ascender quando, seguindo o conselho do colega Francisco Hidalgo, que tinha conseguido melhores oportunidades profissionais na França, começou a fazer contatos com editoras do país da torre Eiffel. A estratégia deu certo e o jovem Toutain logo se viu atolado de trabalho e encomendas do país vizinho. Para dar conta do recado e cumprir os prazos, Toutain contratou alguns conhecidos seus para o auxiliarem. Os primeiros auxiliares foram (nesta orden) Rafael López Espí, Francisco Cueto e José María Miralles. Era o embrião do que seria, anos depois, os estúdios da Selecciones Ilustradas, embora ainda não fosse chamado oficialmente por esse nome. A sede do estúdio de Toutain ficava na esquina da avenida Paseo de Gracia com a rua Mallorca, em Barcelona.
Toutain quería incrementar seu estúdio e, para isso, se associou,em 1954, ao editor Antonio Ayné Arnau, então co-propietário do editorial Toray, também em Barcelona. Juntos, os dois fundaram, oficialmente, a empresa Selecciones Ilustradas em 1956, agora com uma nova sede, na rua Provenza. A Selecciones Ilustradas trabalhava com material “syndication”, ou seja, produzindo uma grande quantidade de histórias em quadrinhos em preto e branco e oferecendo-as a editoras (nacionais e internacionais) interessadas a um preço relativamente baixo.
Na segunda metade dos anos 50, Selecciones Ilustradas (ou “S.I. Artists”, como também era chamada) se uniu a outras agências (A.L.I., Bardon Art, Studio Creazioni D'Ami, Studio Giolitti, V.V. Arts, Luis Llorente Creaciones Editoriales e o estúdio de Solano López) que, desde 1954, se se dedicavam a fornecer material para publicações britâncias (que, na época, tinham uma grande demanda por historietas). Nessa época, para dar conta do recado, Toutain montou uma grande oficina gráfica que ocupava todo o sexto andar de um edificio no Paseo de San Juan.
Em 1963 Ayné abandonou Selecciones, deixando Toutain como único proprietário da agencia. Toutain era auxiliado então por Guillermo Hierro, um poliglota encarregado da produção e dos contatos no exterior. Nessa época, a S.I. começou a fornecer também material para países escandinavos, que tinham pouca produção de material próprio. Hierro também abriu as portas do mercado alemão para a S.I., mas aí surgiu um problema: a S.I. trabalhava exclusivamente com material em preto e branco, mas os alemães queriam ilustrações coloridas. Eram novos tempos, com a cor predominando no cinema e começando a invadir da TV. Assim, os desenhistas do S.I. tiveram que aprender a usar a cor, o que, no final, acabou sendo proveitoso, pois os grandes ilustradores se mostraram mestres na técnica, como Fernando Fernández, Enric Torres, José María Miralles e Félix Mas.
Em 1973, decidiu abrir sua própria editora, a Toutain Editor, publicando revistas como “1984” (1978), “Creepy” (1979) e “Comix Internacional” que, a pesar dos nomes, eram espanholas. Mas, dez anos depois, quando a Warren quebrou, Toutain viu ali uma oprtunidade de ocupar o espaço deixado pela empresa americana. Criou, assim, uma editora nos Estados Unidos, a Catalan Communications, com Bern Metz a frente do negócio.
Enquanto isso, a S.I., sob a gerencia de Marcel Miralles, começou a licenciar alguns personagens americanos, como os da Disney. Porém, a crise de criatividade dos quadrinhos espanhóis nos anos 90 e o falecimento de Joseph Toutain em 1997 fez com que as atividades da S.I. cairem muito.
A empresa segue hoje ainda em funcionamento, mas publicando apenas ilustrações, sob o nome social de “Selecciones Ilustradas, S.I. Artists S.L.”. Sua atual sede é na rua Balmes nº 357, em Barcelona. (ALR)
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 30/12/2011 13:51:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*