Vertigo: Além do Limiar


José Delbo



País de nascimento: Argentina
9 de dezembro de 1933
5 de fevereiro de 2024

Lista de revistas com trabalhos de José Delbo
Veja lista detalhada dos trabalhos


José María Del Bó foi um desenhista portenho, que trabalhou na Argentina, no Brasil e nos Estados Unidos.

Um de seus primeiros trabalhos foi na revista argentina “Poncho Negro”. Depois e durante alguns anos, dedicou-se a desenhar a série “Terry Atlas”. Depois, foi a vez de histórias de guerra e do western, os seus temas preferidos.

Ao conhecer Héctor Oesterheld, que produzia sozinho quase todos os argumentos da editora onde trabalhava. Delbo resolveu então desenhar também as aventuras de “Ernie Pike”, uma série criada por Hugo Pratt e Oesterheld.

Delbo colaborou igualmente na série “Patoruzito”, a grande e prestigiosa publicação da Editorial Dante Quintero, onde viria a publicar uma única história sua: “La Cueva Del Yacaré”.

Depois é a vez de outra séries:

“Tony Macken”, enquanto o artista sonhava já com a sua partida para os Estados Unidos. Em meados de 1963, diante da crise que fez com que vários desenhistas argentinos emigrassem para outros países, Delbo resolveu partir para o Brasil, onde desenhou algumas histórias do cowboy “O Vingador”, enquanto criou outro herói de western, “Colorado”. A revista brasileira “Combate”, incluiu nas suas páginas alguns episódios desenhados por Delbo.

Ainda em 1964, o nosso artista ocupou-se de vários trabalhos no Brasil, enquanto continua a colaborar em revistas editadas na Argentina. Nessa época publicou duas tiras para diários paulistas: “Gatinha paulista”, distribuída por Barbosa Lessa e publicada no “Última Hora”, e “Justiceiro Alado”, este publicado pelo jornal “A Nação”.

Mas o seu desejo de ir para os Estados Unidos se realizou, finalmente, em 1965. Lá, pôde trabalhar na série “Bill, The Kid”, durante cinco anos. Depois foi a vez de trabalhar para a Dell, desenhando séries da TV: “Rat Patrol”, “Os Monkees” e “The Big Valley“. Em 1968 desenharia a série dos Beatles, “The Yellow Submarine” e, depois, “Turok, Son of Stone”, “Acredite se quiser”, “Boris Karloff” e “Além da imaginação”.

Em 1974 é a vez de do lendário “The Lone Ranger”. Logo depois, a DC Comics faz um contrato com José Delbo, para desenhar “Mulher-Maravilha” e, ao mesmo tempo, para os jornais, a versão de “Superman” (distribuida pelo Tribune Syndicate) e “O Fantasma” (1979) (2), numa contínua procura da sua afirmação, o que sem dúvida alguma acabou conseguindo naquele país.



Notas e fontes —
(1) http://texwiller.blog.com/tag/fanzine-o-aventureiro/page/4/
(2) sobre “O Fantasma” de Delbo, ver revista “Alter Ego” n° 53, out. 2005, pág. 79, e http://davekarlenoriginalartblog.blogspot.com/2010/06/national-cartoonist-society-profile.html
https://www.newsfromme.com/2024/02/05/jose-delbo-r-i-p/



Relate algum problema encontrado nesse artista