Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1137)
B
(1667)
C
(1722)
D
(1103)
E
(362)
F
(990)
G
(1131)
H
(796)
I
(187)
J
(406)
K
(699)
L
(1100)
M
(2104)
N
(481)
O
(398)
P
(1157)
Q
(75)
R
(1117)
S
(2039)
T
(756)
U
(68)
V
(496)
W
(571)
X
(16)
Y
(172)
Z
(173)
José Carlos Chicuta
Lista de revistas com trabalhos de José Carlos Chicuta
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Arte
3
Arte-Final
1
Desenho
3
Roteiro
2
Capa: Arte
1
Em parceria com o roteirista Dario Chaves (que já trabalhou na Gibiteca Henfil de São Paulo e que veio a se tornar um dos editores da Opera Graphica), Chicuta criou "Dálgor", um herói de ficção científica cuja primeira aventura foi publicada no início da década de 1990 em um dos números do "Almanaque Phenix", lançado pela extinta editora Phenix, de propriedade da dupla Tony Fernandes e Wanderley Felipe. Dálgor faria nova aparição no primeiro número da revista "Nova Geração", publicado em 1993 pela Editora Vidente. A última aparição do herói foi em 2002 pela revista "Graphic Talents", uma tentativa da Editora Escala em firmar no mercado quadrinhos inéditos criados no Brasil.
Atualmente, Chicuta está produzindo ilustrações para campanhas publicitárias. Comparando os trabalhos mais recentes de Chicuta com os seus primeiros desenhos publicados é visível a evolução do trabalho desse artista. No início, Chicuta tinha um estilo bastante calcado no trabalho do desenhista John Byrne (muito popular nos anos 1980 pelos seus trabalhos na Marvel, dentre os quais A Saga da Fênix Negra, e na DC, especialmente a reformulação do Super-Homem feita na época). Hoje sua técnica é bem mais apurada, mesclando referências fotográficas e os mais modernos recursos de computação gráfica com sólidos conhecimentos de desenho da anatomia humana.
Seu talento já era reconhecido entre os colegas que participavam das reuniões do saudoso Conclave de Quadrinhos, grupo de aficionados por quadrinhos que se reunia aos domingos de manhã no Centro Cultural da rua Vergueiro em São Paulo em meados da década de 1980(era uma época diferente em que não existia Internet e informações sobre os bastidores dos quadrinhos eram mais difíceis de serem obtidas). Nessas reuniões, Chicuta trazia seu portfólio, que era então visto e admirado pelos colegas. Reza a lenda que o Conclave foi fundado pelo Jotapê, o famoso tradutor de quadrinhos.
Chicuta chegou a produzir a capa e ilustrações internas para um fanzine produzido pelo grupo, o "OINCQ" (Órgão Informativo de Quadrinhos do Conclave).
Para aqueles que querem conhecer mais a respeito do trabalho do Chicuta:
http://chicuta.blogspot.com/
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 31/08/2011 18:19:00
Editado por
Túlio Vilela
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*