Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1137)
B
(1667)
C
(1722)
D
(1103)
E
(362)
F
(990)
G
(1131)
H
(796)
I
(187)
J
(406)
K
(699)
L
(1101)
M
(2104)
N
(481)
O
(398)
P
(1157)
Q
(75)
R
(1117)
S
(2039)
T
(756)
U
(68)
V
(496)
W
(571)
X
(16)
Y
(172)
Z
(173)
José Aloísio Castro
País de nascimento:
Brasil
★
23 de janeiro de 1955
Lista de revistas com trabalhos de José Aloísio Castro
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Arte
3
Desenho
3
Roteiro
1
Capa: Arte
1
José Aloísio Nemésio Brandão Vilela de Castro (no início assinava “José Aloísio” e, depois, “Aloísio Castro”) nasceu na capital paulista em 23 de janeiro de 1955. Muitos gibis, filmes, aventuras e seus inúmeros personagens povoaram sua infância e adolescência na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.
Em 1977 deixou a engenharia civil, quando cursava o 3° ano, para dedicar-se ao trabalho de projetista arquitetônico. Casou-se e foi morar em Maceió, trabalhando na mesma função. Paralelamente, começou a ilustrar e desenvolver trabalhos de criação para publicidade. Em 1980, de volta para São Paulo, foi trabalhar no departamento de propaganda do Jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba.
Jornalista/Ilustrador, teve também a oportunidade de desenvolver cartuns diários para o jornal, charges, caricaturas e ilustrar matérias. Entusiasmado com a área de propaganda, Aloísio conseguiu um estágio no departamento de criação da agência Alcântara Machado em São Paulo e, em pouco tempo, foi convidado para assumir um dos cargos de diretor de arte da SGB Propaganda.
A experiência adquirida nessas agências de propaganda o incentivou a participar, como sócio, da ALMA Propaganda em Sorocaba. Como o próprio Aloísio gosta de comentar, "Um ano depois vendi a 'Alma' para ir trabalhar em Porto Alegre", aceitando um convite para ser diretor de arte na MARCA Propaganda.
No final de 1983, Aloísio volta para Sorocaba, agora disposto a realizar um velho sonho: desenhar HQs. Foi em 1984 que conheceu o artista Wilson Vieira: animado com os roteiros desenvolvidos por ele, resolveu aceitar o desafio e começou a dar vida ao personagem “Gringo”. Durante este ano, além deste projeto, Aloísio publicou sua primeira HQ na edição de Calafrio 23. Depois foi convidado e aceitou participar da edição 26 desenhando mais uma HQ. Em 1985, a Editora Abril convida Aloísio para publicar sua HQ policial com a personagem Luca Modesto e participar assim, da primeira edição de uma nova publicação do gênero. Nesse mesmo ano, aceitou convite do Metrô de São Paulo para integrar a equipe voltada ao desenvolvimento de ações de comunicação para os usuários do sistema, criando, desde então, inúmeras campanhas e personagens para esse fim.
Nos anos 90, foi convidado e participou como co-roteirista do filme Cassiopéia, de Clóvis Vieira, o primeiro desenho animado totalmente feito por computação gráfica.
Em 2006, depois de 23 anos engavetado, o álbum GRINGO – O ESCOLHIDO (104 págs.) finalmente foi publicado pela editora Nomad, recebendo da crítica, excelentes comentários.
Ainda em 2006, conheceu e começou a participar da Revista Front, publicação de HQs, contos e ilustrações. A cada edição um novo tema é abordado por autores de correntes e até gerações distintas. Os autores participam de um e-grupo por meio do qual mantêm constante contato, trocam idéias, roteiros, desenhos e montam parcerias. Com esse grupo, Aloísio ilustrou e publicou HQs em três edições; Front 17 em 2006, tema-Invisibilidade(ilustração de conto), Front 18 em 2007, tema Ódio (criação da capa e HQ Expressões) e na Front 19 em 2008, tema Sonho(HQ Sonho de Consumo). A edição 17 da Front – Invisibilidade, foi a vencedora do HQ MIX 2007 como a melhor publicação do gênero.
Em 2008, Aloísio foi convidado, juntamente com outros artistas gráficos, a ilustrar páginas da Novela Gráfica Prontuário 666 - Os anos de cárcere do Zé do Caixão, homenageando, cada um no seu estilo e toque pessoal, à personagem macabra que é Zé do Caixão.
Sempre pesquisando as histórias do Brasil e os grandes mestres do traço como Sérgio Toppi (a quem dedicou as páginas do Gringo), Dino Battaglia, José Ortiz, Guido Crepax, Scott Hampton, Serpieri, Manara e tantos outros, acredita na riqueza do foclore brasileiro, suas histórias, paixões, heróis e vilões e vem dedicando-se a criar e desenhar esse tema.
Personagens criados por José Aloísio Castro (1)
Gringo
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Wilson Vieira
em 21/10/2007 04:47:00
Editado por
Antonio Pontes Junior
,
Antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*