Joe Orlando



País de nascimento: Itália
4 de abril de 1927
23 de dezembro de 1998

Lista de revistas com trabalhos de Joe Orlando
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista, escritor e editor de quadrinhos, nascido em Bari, Itália, mas que imigrou para os Estados Unidos aos dois anos, em 1929.

Nos anos 50, ficou popular pelas HQs que fazia para a editora EC.

Joe Orlando tentou trabalhar no “Demolidor” da editora Marvel, em 1964, mas não se adaptou ao “Método Marvel”, que consistia basicamente do desenhista desenvolver umas 20 páginas a partir de um argumento mínimo fornecido pelo editor Stan Lee, que aplicava os diálogos e recordatários nos balões mais tarde, quando recebia a arte à lápis pronta. “O problema”, admitiu Orlando, “é que eu não era Jack Kirby. Jack ou [Steve] Ditko e mais um punhado de outros conseguiam pegar algumas frases da trama e trazer 20 páginas que Stan levava uma ou duas tardes para dialogar. Quando eu desenhava histórias a meu modo, Stan Vinha, olhava e dizia 'este quadro precisa ser alterado' ou 'esta página inteira precisa ser alterada' e assim por diante. Eu não fazia a trama de forma que ele queria contar a história, então acabava tendo de desenhar pelo menos metade da edição pela segunda vez. Não pagavam o suficiente para compensar o retrabalho, então desisti”. “Demolidor” foi passado para o mentor de Orlando, o brilhante mas volátil Wally Wood.

Em 1966, Orlando tornou-se editor na DC Comics, onde criou, nos anos seguintes, séries como “Monstro do Pântano” e “Jonah Hex”.

Em 1980 Joe Orlando foi nomeado diretor editorial da DC, estando, assim, envolvido em projetos especiais da editora. Os novos lançamentos pretendiam seguir o sucesso dos “X-Men”, da concorrente Marvel, ou seja, velhos grupos de super-heróis reciclados com modernos integrantes. Surgem, assim, a nova “Turma Titã”, de Marv Wolfman & George Perez, e a nova “Legião dos Super-Heróis”.

Joe se aposentou da DC em 1996 e passou a lecionar na School of Visual Arts de Nova York.



- http://lambiek.net/artists/o/orlando.htm
- Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro