Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


João Spacca de Oliveira - ‘Spacca’



País de nascimento: Brasil
1964

Lista de revistas com trabalhos de João Spacca de Oliveira - ‘Spacca’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Artista brasileiro, paulistano do Tatuapé. Spacca (João Spacca de Oliveira) é filho de dona Verônica, educadora e diretora de parque infantil municipal, e de Seu João, projetista de instalações comerciais. Papel nunca faltou em casa. Cresceu nos anos 70, no meio de muito Tio Patinhas, Mônica e assistindo ao programa "História do desenho animado".

Aos 15 anos, frequentador assíduo do Núcleo de Arte do professor Ismael dos Santos, foi contratado como "manchador" (layoutman) pela agência de publicidade Young & Rubicam. Formou-se em Comunicação Visual pela FAAP, mas prefere dizer que sua experiência mais completa de "campus" aconteceu em uma escola técnica estadual no Brás, o saudoso Carlos de Campos.

Enquanto manchava layouts, sonhava em ser animador na Disney e cartunista. As duas vontades foram realizadas em 1985: trabalhou por um ano na produtora Briquet Filmes, em animação comercial, e o editor Jaguar, do "Pasquim", publicou uma página inteira com seus cartuns. Também nesse ano, em agosto, passou num concurso na "Folha de São Paulo" e, no ano seguinte, passou a fazer a charge editorial, função que desempenhou por quase uma década e quatro presidentes (de Sarney a FH). Fernando Gonzales foi revelado pelo mesmo concurso, e generosamente abriu as páginas de sua revista "Níquel Náusea" para os quadrinhos do Spacca. Em 1990, produziu uma história de uma página sobre o Walt Disney e a criação do Zé Carioca.

Enquanto isso, ia tocando sua empresa J. Spacca Ilustração e Cartum S/C Ltda (então micro-empresa) e cantando na banda "Avenida Brasil", com Paulo Caruso. Um empresário musical gostou da suas imitações e convidou-o para fazer um show sobre Cazuza. O projeto foi intenso, e nasceu e morreu em 1992, enquanto o Collor saia do Poder.

Foi um dos quadrinistas convidados para o álbum "MSP 50", em que diversos autores recriaram personagens de Maurício de Sousa, o quadrinista produziu uma história protagonizado pelo dinossauro Horácio.

Publicou pela Cia. das Letras "Santô e o Pais da Aviação", "D. João Carioca - A Corte Portuguesa chega ao Brasil (1801-1821)", "Debret em viagem histórica e quadrinhesca ao Brasil", "Jubiabá" (adaptação do romance de Jorge Amado) e a adaptação do livro "As Barbas do Imperador, D. Pedro II", a história de um monarca em quadrinhos de Lílian Schwarcz.

Apesar da variedade de trabalhos e clientes que colecionou (publicidade, animação, jornalismo, quadrinhos, livro didático, livro infantil, jornal de empresa, treinamento e motivação, criação de personagens), manteve-se fiel a sua especialidade de "desenho de humor". Há tempos vem amadurecendo sua concepção deste assunto, o que motivou a associação com o também cartunista Custódio para fundar a empresa Fun For Business, especializada em utilizar a linguagem do Desenho de Humor em ambientes e situações de comunicação empresarial.

Bibliografia:
http://www.spacca.com.br/perfil/perfil.htm
http://lambiek.net/artists/s/spacca.htm


João Spacca de Oliveira - ‘Spacca’


Relate algum problema encontrado nesse artista