Vertigo: Além do Limiar


Jiro Taniguchi



País de nascimento: Japão
agosto de 1947
fevereiro de 2017

Lista de revistas com trabalhos de Jiro Taniguchi
Veja lista detalhada dos trabalhos


Jiro Taniguchi, um dos mais conhecidos autores e desenhista de Mangás do mundo, nasceu na província de Tottori, em uma família humilde, em 1947. Estreou em 1972 com o conto "Kareta Heya" (O Quarto que Murcha). Ganhou Menção Honrosa no Prêmio Big Comic com "Tooi Koe" (Voz Distante) e o 37º Prêmio Shogakukan de Mangá com "Inu o Kau" (Ter um Cachorro ou Terre de Rêves, na França).

Trabalhou com Natsuo Sekikawa em 1981, na série "Jiken-ya Kagyo" (Incidentes e Monstros, lançado como Trouble is my Business, na França), que ganhou uma sequência em 1983 sob o título "Shin Jiken-ya Kagyo" (New Trouble is my Business). Produziu diversas obras em parceria com outros autores, como Baku Yumemakura, escritor do romance que deu origem a "Kamigami no Itadaki" (O Cume dos Deuses, adaptado também para filme live-action e de animação, lançado no Brasil como 'Viagem ao Topo da Terra'), e com o francês Moebius (Jean Giraud), famoso por "Incal", em "Ikaru" (Ícaro ou Icare, na França). Em 2010, "Harukana Machie" (Um Bairro Distante, na edição brasileira) ganhou versão cinematográfica por meio de uma coprodução entre França, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.

Também conhecido pelos mangás "Guardiões do Louvre", "As Crônicas da Era do Gelo", "A Valise do Professor", "O Homem que Passeia", "Zoo no Inverno", "O Gourmet Solitário", "Seton" e "O Livro do Vento". Em muitas obras o mestre do mangá levava o leitor a passear por bairros japoneses com histórias profundamente humanas.

Jiro faleceu em 2017, deixando uma herança extraordinária para todos os apreciadores de boas histórias em quadrinhos.

Fonte: HQ "Toyo Killers" (Pipoca & Nanquim/2022)


Jiro Taniguchi


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Roberval Machado
  • Adicionado por
    Roberval Machado
    em 29/04/2008 18:36:00