Vertigo: Além do Limiar


Jim Zubkavich - ‘Jim Zub’



País de nascimento: Canadá

Lista de revistas com trabalhos de Jim Zubkavich - ‘Jim Zub’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Jim Zubkavich, chamado profissionalmente de Jim Zub, é um escritor de histórias em quadrinhos, artista e instrutor de arte canadense mais conhecido por criar os quadrinhos Skullkickers (2010), Wayward (2014) e Glitterbomb (2016) para a Image Comics, escrevendo sobre as séries Thunderbolts (2016), Uncanny Avengers (2017), Avengers: No Surrender (2018) e Champions (2018) para a Marvel Comics, e criando Rick and Morty vs. Dungeons & Dragons (2018–2022) e Rick and Morty vs. Cthulhu (2022–2023) para a Oni Press.

Jim Zub é canadense. Ele cresceu assistindo desenhos animados do Homem-Aranha quando criança, e logo depois se apaixonou por quadrinhos. Ele afirmou que Stan Lee foi uma grande influência para ele, especificamente por dar falhas aos seus super-heróis.

Jim Zub criou seu primeiro quadrinho, Makeshift Miracle, em 2001, seguido por uma temporada de nove anos na UDON Entertainment como colorista, ilustrador, gerente de projeto, escritor e editor, onde escreveu vários quadrinhos de Street Fighter.

Em 2010, Zub lançou Skullkickers na Image Comics. Uma comédia de ação e espada de propriedade do criador, Skullkickers durou trinta e três edições, completando seis volumes. A série chegou ao fim em 2015.

Em 2016, Zub e a artista franco-canadense Djibril Morissette-Phan lançaram Glitterbomb na Image Comics, uma minissérie de quatro partes sobre uma atriz em dificuldades tentando recuperar a fama em uma indústria sexista e abusiva. Uma segunda minissérie de quatro partes, Glitterbomb: The Fame Game, foi lançada em 2017.

Zub começou a escrever para a Marvel em 2016 com Thunderbolts, seguido por Uncanny Avengers em 2017. Ele criou um novo herói, vilões e novas histórias de fundo em Avengers: No Surrender de 16 partes em 2018, bem como assumiu Champions com #19, e criou uma nova heroína canadense, Snowguard. Também em 2018, Zub escreveu a minissérie de quatro partes do Wolverine, Mystery in Madripoor.

Em agosto de 2018, Zub se juntou ao escritor Patrick Rothfuss e ao artista Troy Little para escrever uma minissérie crossover Dungeons & Dragons / Rick & Morty, intitulada Rick and Morty vs. Dungeons & Dragons #1-4. Zub co-escreveu, com Sarah Stern e com arte de Little, Rick and Morty vs. Dungeons & Dragons: Capítulo II: Painscape; a série de acompanhamento foi publicada de setembro a dezembro de 2019. A Rick and Morty vs Dungeons and Dragons Deluxe Edition, de Rothfuss, Zub e Little, foi indicada para o prêmio Eisner de "Melhor Álbum Gráfico - Reimpressão" de 2022.

No final de 2018, foi anunciado que Zub, junto com os escritores Mark Waid e Al Ewing, se reuniriam para Avengers: No Road Home, sendo chamado de "sucessor espiritual" de sua colaboração anterior, Avengers: No Surrender. A arte é feita por Paco Medina e Sean Izaakse. A série começou em fevereiro de 2019.

De dezembro de 2022 a março de 2023, Zub retornou à Oni Press para escrever a minissérie crossover Cthulhu Mythos Rick e Morty vs. Cthulhu #1-4.

Com a estreia de Conan, o Bárbaro na Titan Comics, Jim Zub assume os roteiros da primeira série, que é introduzida durante o Free Comic Book Day, uma edição que serviu de prólogo, seguida por uma série em andamento que começou em agosto de 2023.

Além de escrever e criar quadrinhos, Zub é o ex-coordenador do programa e atual professor de arte no Seneca College de Toronto, onde dá aulas de layout e design, animação de personagens e história da animação.

Em 2018, recebeu o Prêmio Joe Shuster de História em Quadrinhos Canadense na categoria Escritor de destaque.



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Montanha
  • Adicionado por
    Montanha
    em 14/11/2014 07:45:00