Jack Bradbury



País de nascimento: Estados Unidos da América
27 de dezembro de 1914
15 de maio de 2004

Lista de revistas com trabalhos de Jack Bradbury
Veja lista detalhada dos trabalhos


John Morin Bradbury, conhecido como Jack Bradbury, nasceu em 27 de dezembro de 1914, em Seattle, e foi animador e artista de quadrinhos. Bradbury começou a trabalhar para a Disney com 20 anos de idade, por cenas-chave em desenhos animados, como Bambi, Fantasia e Pinóquio.

Depois de trabalhar brevemente para Friz Freleng, Walther Lantz e para a MGM, ele finalmente começou a trabalhar para Western Publishing em 1947, ilustrando a coleção "Little GoldenBooks", livros para as crianças, e quadrinhos para as Editoras Dell Comics e Gold Key Comics.

Desde o seu início, Bradbury já começou desenhando os grandes personagens. Mickey, Pateta, Pato Donald e Tio Patinhas foram alguns dos personagens com quem ele mais trabalhou, mas foram muitos outros além destes.

Bradbury desenhou as histórias de estréia da Zizi (namorada do Tico e do Teco - "Vizinhos Barulhentos", de 1957) e do Prof. Gavião ("O Ladrão de Idéias", de 1966),

Entre as melhores histórias de Bradbury, podemos citar: "Mickey Apresenta o Mundo da Magia", "Mickey e Peter Pan", "O Cachorro Magnético", "Minnie em Duplicata", "Problemas de um Jovem Prefeito", "Os Ladrões do Fundo do Mar", "O Fantasma da Velha Mansão", "A Surpresa Secreta", "O Castelo Capturado" e "O Vale das Pedras Vivas", com o Mickey, "A Fonte da Juventude" e "Um Gênio e Dois Amos", com o Tio Patinhas, "A Estátua de Oito Braços" e "Donald na Ma-Laia", com o Pato Donald, "O Sobrinho do Pateta" e "O Marechal Pateta", com o Pateta, "O Grilo Falante Fala do Fogo" e "O Grilo Falante Fala da Natureza das Coisas", com o Grilo Falante, "Os Cães-Gurus", "A Odisséia de Pluto", "Pluto no País das Maravilhas", "Pluto e o Grilo Falante" e "Artista de Circo", com o Pluto.

Uma das características mais marcantes do traço de Bradbury eram que os seus personagens tinham todos um narigão preto e, também, o seu Tio Patinhas possuía grandes suíças.

Contam as lendas que Walt Disney dizia à Western que nenhum dos trabalhos de Bradbury precisava da sua aprovação. Problemas de visão forçaram Bradbury a reduzir sua carga de trabalho depois de 1970, mas ele continuou a trabalhar para a Disney em alguns poucos projetos.

Jack Bradbury faleceu em 15 de maio de 2004.

http://www.esquiloscans.com.br/index1.php?a=2&&mest=Bradbury,%20Jack&&f=1


Jack Bradbury


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Claudio Jurischka
  • Adicionado por
    Claudio Jurischka
    em 08/02/2008 16:09:00