Comic Boom!


Ivan Pinheiro Machado



País de nascimento: Brasil

Lista de revistas com trabalhos de Ivan Pinheiro Machado
Veja lista detalhada dos trabalhos


(acima, o autor em 1976)

Artista, editor e empresário brasileiro, Ivan Gomes Pinheiro Machado (seu nome completo) é filho de Antônio Pinheiro Machado Neto, deputado estadual comunista na Constituinte de 1947 e cassado em 1948. Em 1969 era fotógrafo da "Zero Hora", trabalhava com Assis Hoffmann, Uda, Floriano Bortolucci e Serginho Arnoud. Largou a fotografia pela reportagem em 1973 e foi trabalhar na equipe da "Folha da Manhã", montada por José Antônio Severo. No jornal, era colega de Edgar Vasques (que fazia ilustração do Olheiro, que era a coluna do Lauro Quadros, e publicava "Rango").

Machado começou como redator publicitário em 1971, quando ele, Vasques (ilustrador e leiautista) e Paulo de Almeida Lima (atendimento) fizeram uma pequena agência de publicidade, Ciclo Cinco Propaganda. Em 1974 eles resolveram fechar a agência, devido à inexperência.

Com o fim da agência de publicidade, Machado e Lima fundaram, em 24 de agosto de 1974, a L&PM Editores. A editora foi formada para lançar o "Rango" de Vasques. (ALR)


Ivan Pinheiro Machado


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Paulo Heimoski
  • Adicionado por
    Paulo Heimoski
    em 13/01/2010 14:19:00