Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Ismael dos Santos



País de nascimento: Brasil
1930
19 de novembro de 2015

Lista de revistas com trabalhos de Ismael dos Santos
Veja lista detalhada dos trabalhos


Ismael Fernandes dos Santos foi um professor de desenho, artista plástico, cartunista e quadrinista brasileiro. Durante décadas, lecionou HQ e artes gráficas em seu estúdio-escola Núcleo de Arte, que ficava no Alto da Lapa, bairro da zona oeste de São Paulo, capital.

Professor diferenciado, ensinava sobre comprometimento, lealdade, ética e uma entrega apaixonada à arte como ofício. Ele também acolhia pessoas que, com condição financeira precária, estudavam de graça e até faziam refeições em sua casa.

Seguidor e divulgador do Espiritismo, tomava o cuidado de sempre ser conciliador e nunca criar constrangimentos para seguidores de qualquer tipo de religião. Ele sempre encontrava o denominador comum para unir as pessoas que têm uma crença religiosa ou, caso fosse ateu, que acreditasse no progresso humano e na fraternidade. Ele também era conhecido como um grande um tirador de sarro, sem papas na língua, sendo muito crítico em relação às condições de trabalho do mercado de quadrinhos.

Foi Diretor de Arte na TV Cultura, onde também apresentou um quadro de aulas de desenho no programa História do Desenho Animado. Além disso, também foi chefe de arte na Editora Abril, colaborou com grandes agências e lançou um livro chamado Desenho para Comunicação, ainda nos anos 1970. Já nos anos 1980 em diante, Ismael se dedicou totalmente a seu estúdio-escola, que já existia muito antes dele, mas que se consolidou com seu trabalho.

Agregando pessoas dos mais diversos interesses e origens, o Ismael fez do Núcleo de Arte um centro de criatividade e camaradagem, tendo fornecido ao mercado publicitário e editorial diversos ilustradores e profissionais de artes gráficas e visuais. Na área de quadrinhos, passaram por lá autores como Spacca, João Pacheco e Alexandre Nagado.

Atuando como diretor de arte, mas também roteirizando, desenhando ou colorindo, produziu muitos quadrinhos didáticos, paradidáticos e de treinamento, atendendo com o Núcleo de Arte, clientes como Usiminas, Bosch, Projeto Tietê, Zoológico Municipal de Sorocaba e diversos outros. Para as bancas, produziu um gibi experimental para o grupo Negritude Júnior, em 1996.

Em 1992, Ismael foi homenageado pela AQC-SP (Associação dos Caricaturistas e Quadrinhistas de São Paulo) como Mestre do Quadrinho Nacional.

Faleceu em 2015, aos 85 anos, vítima de câncer.


https://tvmemory.blogspot.com/2023/03/tarzim-1976.html

https://www.blogsushipop.com/sobre





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 11/06/2012 19:42:00