Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Hiroshi Hirata



País de nascimento: Japão
9 de fevereiro de 1937
11 de dezembro de 2021

Lista de revistas com trabalhos de Hiroshi Hirata
Veja lista detalhada dos trabalhos


Considerado uma lenda viva no Japão, Hirata nasceu em 1937 no distrito de Itabashi, em Tóquio. A carreira como desenhista teve início aos 21 anos, quando, após um encontro casual com um amigo dos tempos do ensino médio, Hirata, por motivos financeiros, se interessou pelos mangás e elaborou uma história de dezesseis páginas em apenas uma noite (Aizou Hissatsuken; “A Espada Mortal do Amor e do Ódio”, em tradução livre). Esse foi seu primeiro trabalho, que ele imediatamente conseguiu publicar, em 1958.

Seu estilo revela traços audaciosos e um grande conhecimento histórico de sua terra natal. Não por acaso, foram os gekigás, dramas com temática adulta e realista, que construíram sua trajetória. As tramas do autor costumam ser focadas nos menos favorecidos, que confrontam os interesses dos ricos e daqueles que detêm o poder.

Hirata foi o autor homenageado do Festival de Angoulême em 2009, na França, e em 2013 a Associação de Cartunistas do Japão concedeu a ele o prêmio MEXT (Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão).

Além de O Preço da Desonra: Kubidai Hikiukenin, publicado originalmente de 1971 a 1973, Hirata também é conhecido por diversas outras obras de samurai, sendo a principal delas a série Satsuma Gishiden: Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma (1978), e pela criação da caligrafia do título do mangá Akira, de Katsuhiro Otomo.

Calígrafo renomado, apaixonado pela esposa e vidrado em eletrônicos de todos os tipos, de rádios a computadores, Hiroshi Hirata faz parte de um seleto rol de autores cujos trabalhos se engrandecem mais e mais com a passagem do tempo.

Fonte: https://pipocaenanquim.com.br/produto/satsuma-gishiden-vol-3/


Hiroshi Hirata

Personagens criados por Hiroshi Hirata (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Gusta
  • Adicionado por
    Gusta
    em 01/08/2019 00:00:00