Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Harlan Ellison



País de nascimento: Estados Unidos da América
27 de maio de 1934
28 de junho de 2018

Lista de revistas com trabalhos de Harlan Ellison
Veja lista detalhada dos trabalhos


Harlan Jay Ellison é considerado um dos maiores autores de ficção científica da História, embora preferisse ser identificado como um autor de ficção especulativa ou simplesmente ficção. Natural de Ohio, começou sua carreira nos anos 1950, publicando centenas de contos em diversas revistas especializadas. Em 1958, publicou seu primeiro romance, "Web Of The City", fruto de sua experiência imersiva no universo das gangues adolescentes que infestavam as ruas de Nova York no período.

Em 1962, mudou-se para Los Angeles, onde começou uma prolífica carreira como roteirista, criando episódios para séries como "Alfred Hitchcock Apresenta" (1955-1965), "O Agente da U.N.C.L.E." (1964-1968) e "A Quinta Dimensão" (1963-1965). Contudo, seu trabalho de maior destaque nessa seara é a colaboração em "Cidade à Beira da Eternidade", considerado o melhor episódio da série clássica de "Jornada Nas Estrelas" (1966-1969). Paralelo a isso, continuou a produção como prosador: em 1967, ganhou o Prêmio Hugo pelo conto "I Have No Mouth and I Must Scream" e dois anos depois, o Prêmio Nebula, pela novela "A Boy and His Dog".

Fã de quadrinhos, Ellison também colaborou com a mídia, especialmente com a Marvel Comics. Destaca-se sua participação na série do Hulk, naquela que ficou conhecida como "A Saga de Jarella", com seu texto adaptado por Roy Thomas.

Mesmo com uma produção que supera 2 mil trabalhos entre contos, novelas, roteiros e ensaios, Ellison se tornou tão ou mais famoso pelo gênio difícil e pelas polêmicas em que se meteu. Não fugia de uma boa briga: na juventude, respondeu com socos um professor de escrita criativa que menosprezou seu trabalho e fez questão de ao longo da vida enviar uma cópia de seus livros para o ex-preceptor.

Era um defensor ferrenho de seu ofício, não admitindo interferências em seus trabalhos e cobrando o justo pagamento por eles, o que o levou a entreveros com pessoas como Gene Roddenberry, criador de "Jornada Nas Estrelas", e James Cameron, diretor de "O Exterminador do Futuro" (1984).

Por outro lado, era um artista engajado politicamente, usando suas histórias para abordar suas convicções como a luta pelos direitos civis e contra a Guerra do Vietnã. Com o prestígio conquistado, estava sempre aberto a revelar jovens escritores e publicar histórias rejeitadas pelo mercado convencional. É citado como uma grande influência por autores como Stephen King, Alan Moore e Neil Gaiman.

Apesar de sua vasta produção, Harlan Ellison permanece praticamente inédito no Brasil, marcando presença no país apenas por alguns quadrinhos e textos editoriais.



Relate algum problema encontrado nesse artista