Ofertas na Amazon!


H. G. Wells



País de nascimento: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
21 de setembro de 1866
13 de agosto de 1946

Lista de revistas com trabalhos de H. G. Wells
Veja lista detalhada dos trabalhos


Herbert George Wells foi um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana.

Nascido num distrito (Borough) da Grande Londres, na juventude foi, sem sucesso, aprendiz de negociante de tecidos - sua experiência nesta ocupação veio mais tarde a ser usada como material para o romance "Kipps". Em 1883, tornou-se professor na Midhurst Grammar School, até ganhar uma bolsa na Escola Normal de Ciências de Londres, para estudar biologia com T. H. Huxley.

Em seus primeiros romances, descritos, ao tempo, como "romances científicos", inventou uma série de temas que foram mais tarde aprofundados por outros escritores de ficção científica, e que entraram na cultura popular em trabalhos como "A Máquina do Tempo", "O Homem Invisível" e "A Guerra dos Mundos". Outros romances, de natureza não-fantástica, foram bem recebidos.

Visionário, chegou a discutir, em obras do início do século XX, questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento do Estado mundial e a ética na manipulação de animais. Desde muito cedo em sua carreira, Wells sentiu que devia haver uma maneira melhor de organizar a sociedade, escrevendo alguns romances utópicos. Começavam, em geral, com o mundo caminhando inexoravelmente em direcção a uma catástrofe, até que as pessoas se apercebiam da existência de uma maneira melhor para viver: ou através dos gases misteriosos de um cometa, que fariam com que as pessoas começassem subitamente a comportar-se racionalmente (Os Dias do Cometa), ou pela tomada do poder por um conselho mundial de cientistas, como em "The Shape of Things to Come" (1933), livro que o próprio Wells adaptou mais tarde para o filme de Alexander Korda, "Daqui a Cem Anos" (1936).

Analisava a dicotomia entre a natureza e a educação, questionando a humanidade em livros como "A Ilha do Dr. Moreau". Nem todos os seus romances terminam em felizes utopias, como mostra o distópico "When the Sleeper Awakes". Moreau ainda é seu antagonista mais sombrio. O narrador, após ficar encurralado numa ilha cheia de animais vivissectados até se transformarem em seres humanos, acaba por regressar a Inglaterra e, tal como Gulliver no regresso do país dos Houyhnhms, vê-se incapaz de afastar a percepção dos membros da sua própria espécie como bestas só ligeiramente civilizadas, regressando pouco e pouco à sua natureza animal.

Wells chamava às suas ideias políticas de "socialistas", e com o seu gosto por utopias, olhou inicialmente com bastante simpatia para as tentativas de Lenin de reconstruir a destroçada economia russa, como mostra seu relato de uma visita ao país (Russia in the Shadows, 1920).

À medida que envelhecia, Wells foi-se tornando cada vez mais pessimista acerca do futuro da humanidade, como é sugerido pelo título do seu último livro, "Mind at the End of its Tether". Seus últimos livros tendiam a pregar mais do que a contar uma história, e não tinham a energia e inventividade de seus trabalhos iniciais.



Relate algum problema encontrado nesse artista