Vertigo: Além do Limiar


Gutemberg Monteiro - ‘Goot’



País de nascimento: Brasil
4 de dezembro de 1916
9 de dezembro de 2012

Lista de revistas com trabalhos de Gutemberg Monteiro - ‘Goot’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Gutemberg Monteiro foi um dos grandes quadrinistas de nosso país, tendo seu trabalho publicado pela RGE, Ebal e Continental. Além do Brasil, desenhou por muito tempo nos Estados Unidos, ilustrando títulos de terror, como a "Creepy", e a tira infantil Tom & Jerry.

Nascido em Faria Lemos, Minas Gerais, começou a carreira em 1943, fazendo capas para as revistas das empresas de Roberto Marinho (O Globo e, mais tarde, RGE), como "Fantasma", "Mandrake", "X-9" e "Ferdinando". "Até a época em que trabalhei no 'Globo Juvenil', assinava Gutemberg de Oliveira", informou Monteiro em entrevista recente. Sobre o pseudônimo Gut, o desenhista esclareceu que o apelido surgiu "lá no Globo mesmo. A turma em vez de escrever 'Gutemberg' botava 'Gute'. Na América passei para eles o 'Gut' com 'u', mas em inglês trata-se de uma palavra pouco aconselhável. Quer dizer 'porcaria nas tripas'. Então, me aconselharam a botar os dois 'ós' e depois dois 'tês', já que eles praticamente não pronunciam o 't' quando este está no final da palavra. Na escola, mais tarde, quando dei aulas de desenho para crianças judias, elas pronunciavam 'Gooty'. Os americanos trocam muito o 't' pelo 'r'."

Além da Rge, Monteiro trabalhou também paras as editoras Ebal (a partir da segunda metade da década de 40) e a Continental/Outubro.

De volta à RGE, chegou a desenhar as histórias do Fantasma no Brasil. Segundo Zumba, no site www.volcano.net, a Rio Gráfica Editora tinha os direitos autorais do Fantasma no final dos anos 1960. Recebia as tiras americanas da King Features Sydicate, que eram remontadas para caber no espaço das páginas da revista "Fantasma" brasileira. Porém, as tiras não eram suficientes para suprir a demanda da HQ mensal no Brasil, fazendo com que Gutemberg e Walmir Amaral tivessem a ideia de desenhar o personagem aqui mesmo em terras nacionais, com textos do próprio Walmir. Assim, as revistas passaram a intercalar histórias americanas e brasileiras.

Já nos Estados Unidos, para onde se mudou em 1964, o artista ficou mais conhecido desenhando quadrinhos de terror para a Warren Publishing, nos anos 60, na revista Eerie e a Creepy.

Em paralelo, desenha as tiras dominicais de Tom & Jerry, fazendo-as ao longo de 15 anos sob o apelido de "Goot". Segundo José Menezes, em entrevista publicada no site www.aldeiaplanetaria.com.br, após ficar por tanto tempo nas tiras de Tom & Jerry, Monteiro recebe um convite da Hanna-Barbera para trabalhar em Orlando, continuando dessa forma a desenhar a dupla de personagens. Não querendo mudar com sua família de Nova Iorque para Orlando, decidiu não aceitar a proposta, com um pouco de arrependimento. Nas palavras de José Menezes, Tom & Jerry era já tão inerente a Monteiro que foi "como perder um parente próximo".

Gootemberg morreu aos 96 anos. Não tinha qualquer problema grave de doença e manteve ótima lucidez até o fim, mas dias antes de morrer uma traiçoeira intoxicação alimentar o levou ao hospital e, dois dias depois, faleceu.

Por Erico Molero.

Bibliografia:

"Personagem norte-americano
com tempero brasileiro." (Entrevista com Wanderley Mayhé e José Menezes). In http://www.aldeiaplanetaria.com.br/astro-sintese/BatePapo01.htm

Zumba. "Fantasma". http://www.volcano.net46.net/viewtopic.php?f=1&t=174

http://lambiek.net/artists/m/monteiro_gutenberg.htm

http://www.teorletal.oi.com.br/Pages/conclave.html

Revista Crash 1, pág. 80.


Gutemberg Monteiro - ‘Goot’


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 15/09/2007 07:46:00