Vertigo: Além do Limiar


Gustave Doré



País de nascimento: França
6 de janeiro de 1832
23 de janeiro de 1883

Lista de revistas com trabalhos de Gustave Doré
Veja lista detalhada dos trabalhos


Paul Gustave Doré foi um pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. Seu estilo se caracteriza pela inclinação para a fantasia, mas também produziu trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres, realizados entre 1869 e 1871.

Filho de um engenheiro, começou a desenhar já aos 13 anos suas primeiras litogravuras e aos 14 publicou seu primeiro álbum, intitulado "Les travaux d'Hercule" (Os Trabalhos de Hércules). Entre 1861 a 68 realiza a ilustração de "A Divina Comédia", de Dante Alighieri.

Sua paixão eram mesmo as obras literárias. Ilustrou mais de 120 obras, como os "Contos Jocosos", de Honoré de Balzac; "Dom Quixote de la Mancha", de Miguel de Cervantes; "O Paraíso Perdido", de Milton; "Gargântua" e "Pantagruel", de Rabelais; "O Corvo", de Edgar Allan Poe; a Bíblia; "A Balada do Velho Marinheiro", de Samuel Taylor Coleridge; e contos de fadas de Charles Perrault, como "Chapeuzinho Vermelho", "O Gato de Botas", "A Bela Adormecida" e "Cinderela", entre outras obras–primas.

Gustave Doré foi um marco na arte da ilustração, influenciando os ilustradores que o sucederam. Morreu aos 51 anos, pobre, pois todo o dinheiro que havia ganho com o seu trabalho foi utilizado para quitar diversas dívidas, deixando incompletas suas ilustrações para uma edição não divulgada de Shakespeare, entre outros trabalhos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Dor%C3%A9


Gustave Doré


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Carlos Vinicius Marins
  • Adicionado por
    Carlos Vinicius Marins
    em 23/10/2014 23:57:00