Vertigo: Além do Limiar


Glauco



País de nascimento: Brasil
1 de janeiro de 1957
12 de março de 2010

Lista de revistas com trabalhos de Glauco
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista e cartunista brasileiro, nascido em Jandaia do Sul, PR. Glauco Villas-Boas mudou-se para Ribeirão Preto em 1976, lá publicando seus primeiros trabalhos no "Diário da Manhã".

Em 1984 começou a publicar no jornal "Folha de S. Paulo", onde desenvolveu seus principais personagens humorísticos: "Geraldão" (um homem imaturo, que nunca conseguiu sair da adolescência), "Casal Neuras" (marido e mulher sempre envolvidos em crises absurdas), "Doy Jorge", "Dona Marta" e "Zé do Apocalipse".

Problemas fizeram com que a editora Circo cancelasse algumas de suas HQs nos anos 90, como “Geraldão”. Após fazer uma parceria com a editora Sampa, de Carlos Casamata, que cuidava da compra de papel, impressão e distribuição, a Circo lançou uma nova leva de revistas, com os mesmos autores da casa: Glauco (que lançou o novo “Geraldão 90”), Laerte e Angeli. Mas os tempos eram outros e tudo parecia uma sombra do que foi a Circo, pois muito do conteúdo vinha de republicações e das tiras já publicadas na “Folha de S. Paulo”.

Glauco fez parte do elenco de redatores da "TV Pirata" e de alguns quadros do programa infantil "TV Colosso", ambos da Rede Globo.

Músico, também toca em bandas de rock e participava do culto a Santo Daime. Para o público infantil, leitor do suplemento semanal "Folhinha", criou o personagem "Geraldinho", que é uma versão "light" (no traço e na temática) de "Geraldão".

Morreu em São Paulo, assassinado junto com o filho, na própria casa, onde funcionava seu culto religioso, por um membro daquela agremiação.


Notas e fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glauco_(cartunista)


Glauco

Personagens criados por Glauco (5)


Relate algum problema encontrado nesse artista