Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Gilson Lopes - ‘Gil Lopes’



País de nascimento: Brasil
16 de julho de 1963

Lista de revistas com trabalhos de Gilson Lopes - ‘Gil Lopes’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Gilson Lopes (que assinava no Brasil "Gil Lopes" e "Gilson" em Portugal) é um ilustrador e publicitário carioca.
No final dos anos 70 é apresentado ao editor Otacílio D'Assunção Barros, o Ota, que em 1980 lhe dá a oportunidade de colaborar com a Editora Vecchi, publicando o seu primeiro cartoon na revista "Spektro". Consegue então colaborar com outro título da editora, a revista "Adam", publicando cartoons e curtas histórias em quadrinhos. Segue-se a participação como ilustrador de matérias jornalísticas em diversos títulos de diferentes editoras da cidade do Rio de Janeiro. Entre outros trabalhos, Gilson ilustra o programa da peça "Olhos Ardentes" (da autoria de Hamilton Vaz Pereira) em linguagem de quadrinhos.
No início dos anos 80, foi ainda assistente do ilustrador César Lobo e colaborou com o desenhista de animação Wilson Pinto, na finalização do personagem "Petrolino", em quadrinhos.
O objetivo de colaborar com a Revista "Mad" só é alcançado quando, por volta de 1984, o título passa a ser editado pela Editora Record – novamente sob a direcção de Ota. A partir daí, o artista colabora em várias edições da revista, até o ano de 1989, quando muda-se para Lisboa (Portugal).
Em 1990, inicia uma colaboração intensa com a divisão portuguesa da editora Abril, ilustrando artigos dos títulos "Activa", "Casa e Decoração", "Cosmopolitan" e "Exame", entre outros. Ao mesmo tempo, participa em alguns livros escolares da editora Santillana (então com o nome Constância Editores).
Por volta de 1997 o artista abandona quase que completamente a arte do desenho. Opta por dedicar-se em exclusivo à carreira publicitária como diretor de arte, fazendo apenas trabalhos pontuais de ilustração. Como por exemplo, cartoons para campanhas da marca de restaurantes Portugália.
Em 2015, retorna ao mercado editorial, ilustrando os livros "Desamparo" (romance, 2015), "Desnorte" (contos, 2016) e "As Lições de Vida de William Shakespeare" (citações, 2016) – todos da autoria de Inês Pedrosa.
Os 14 desenhos que ilustram os contos de "Desnorte" são então organizados numa exposição que viaja por várias cidades portuguesas, fazendo parte da programação de eventos culturais. Dentre eles o Folio – Festival Internacional Literário de Óbidos (Outubro de 2016).
Site do artista: www.gilsonlopes.eu
Notícia: Gilson publicará coletânea dos seus trabalhos da revista MAD.
http://www.gilsonlopes.eu/20170411.html


Gilson Lopes - ‘Gil Lopes’


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Ramiro Vieira
  • Adicionado por
    Ramiro Vieira
    em 09/07/2015 22:47:00