Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1143)
B
(1672)
C
(1729)
D
(1110)
E
(362)
F
(993)
G
(1137)
H
(797)
I
(187)
J
(406)
K
(701)
L
(1103)
M
(2115)
N
(481)
O
(398)
P
(1160)
Q
(75)
R
(1121)
S
(2043)
T
(761)
U
(69)
V
(499)
W
(572)
X
(16)
Y
(172)
Z
(174)
Gary Groth
País de nascimento:
Estados Unidos da América
★
1954
Lista de revistas com trabalhos de Gary Groth
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Editor original
22
Jornalista e editor americano, mais conhecido por seu trabalho na revista “Comics Journal”. Não é muito conhecido no Brasil, mas é respeitadíssimo nos EUA e Europa.
Começou modestamente, como fanzineiro, usando informalmente um selo criado por ele: Fantagraphics. Chamou a atenção da editora Marvel, que lhe ofereceu um emprego de editor-assistente em 1973, cargo este que recusou, preferindo trabalhar para Jim Steranko na revista “Mediascene”.
Em 1976 Groth, em parceria com Mike Catron, transformou o nome Fantagraphics em editora. No decorrer de sua turbulenta trajetória, a Fantagraphics atravessou várias dificuldades financeiras, mas, ao contrário de outros “publishers” menores, sempre deu a volta por cima, tornando-se de uma editora modesta a um nome conhecido e respeitado. Fundada em College Park, Maryland (mais tarde, a sede mudou para Seattle, Washington), o primeiro projeto da nova Fantagraphics foi adquirir a revista “The Nostalgia Journal”, nome imediatamente mudado para “The Comics Journal” que, como diz o nome, noticiava os bastidores dos quadrinhos e seus lançamentos. Ao contrário de outras publicações do tipo, que recebiam mensalão da Marvel e DC, a “Comics Journal” era uma publicação séria, abordando todo tipo de quadrinho relevante.
Gary Groth ficou conhecido por suas críticas às grandes editoras de quadrinhos, em especial a Marvel e a Image. Groth foi um dos que não compravam o novo fenômeno da indústria, a Image Comics. No “Comics Journal”, Groth ficava apoplético em ver Todd McFarlane, Rob Liefeld e amiguinhos virarem a nova face da autonomia quadrinística. “Esses autores conseguiram baixar a inteligência e vulgarizar uma mídia que já não é conhecida por grande inteligência nem sensibilidade”, escreveu Groth, “e demonstram com frequência desprezo e arrogância pelos quadrinhos, assim como ignorância absoluta de sua história, acoplada a uma estolidez moral que só rivaliza com as corporações às quais devem seu sucesso”.
- Antônio Luiz Ribeiro
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antonio Pontes Junior
em 10/02/2008 16:45:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
alribeb@gmail.com
,
Edson Diogo
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*