Vertigo: Além do Limiar


Frank Brunner



21 de fevereiro de 1949

Lista de revistas com trabalhos de Frank Brunner
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Quadrinhista americano, mais conhecido por seu trabalho para a Marvel na década de 1970. A carreira de Brunner nos quadrinhos é relativamente curta, mas tem influenciado muitos artistas por seu estilo neo-gótico.

Brunner começou nos quadrinhos como artista/escritor em revistas de terror como “Web of Horror”, “Creepy”, “Eerie” e “Vampirella”. É sempre lembrado por sua versão do “Dr. Estanho”, primeiro em parceria com o escritor Gardner Fox (que Brunner detestava) e depois com Steve Engelhart. Nas histórias de Brunner-Englehart do “Dr. Estanho” em Marvel Premiere (1972-3) e na criação do título do mago da Marvel em 1974, Brunner teve sua fama. Quando não estava se chapando no apartamento um do outro, Brunner e Englehart estavam fazendo festa com Jim Starlin, Alan Weiss e Al Milgrom. Juntos, eles tomavam LSD e vagavam a altas horas pela Manhattan da época de “Desejo de matar”, buscando inspiração para as psicodelias de “Dr. Estanho”, “Capitão Marvel” e “Defensores”. Para não ter suas HQs censuradas, conseguia frequentemente passar a perna nos editores Stan Lee e Roy Thomas. Certa vez, Brunner e seus amigos inventaram uma carta falsa de um padre de Dallas elogiando uma HQ do “Dr. Estanho” onde um mago se torna Deus. Thomas acreditou na farsa e publicou a carta elogiosa do suposto padre na sessão de cartas da revista. Mas Brunner acabou caindo fora de “Dr. Estranho”, tendo achado fatigante o ritmo mensal da revista — as vendas em ascensão haviam convencido a Marvel a passá-lo de título bimestral a mensal. Para complicar, ele e Starlin começaram a divergir em relação à revista. “Eu fumava bomba, pingava ácido e comia cogumelos — e cumpria os prazos. Brunner também era ligado nessas coisas, mas acabou que não conseguiu pegar o ritmo. Ele ficava dizendo 'a gente podia fazer isso e aquilo', e eu dizia 'sim, mas tem de caber nas 17 páginas'”. Brunner já vinha mesmo perdendo o interesse — estava mais animado com um novo projeto no qual trabalharia com Steve Gerber, uma história menor com o retorno do pato Howard.

Também para a Marvel, Brunner adaptou uma história de “Conan, o Bárbaro”, de Robert E. Howard: “The Scarlet Citadel” e trabalhou em muitas capas (“Homem-Coisa”, “Unknown Worlds of Science Fiction”, “Red Sonja”, “Savage Sword of Conan”).

Com Michael Moorcock, adaptou a primeira aventura de Elric para a Heavy Metal. Brunner retornou aos quadrinhos em meados da década de 80, como artista de “Warp! ”, da First Comics. Criou também sua própria “graphic novel”, “The Seven Samuroid” (1984), ficção cientifica baseada no filme “Os sete samurais”, de Akira Kurosawa.

Mudando-se para Hollywood, direcionou sua carreira para filmes e animações para TV, trabalhando na nova versão de “Jonny Quest”, de Hanna-Barbera, “Tomorrowland”, na Walt Disney Imagineering, “Batman”, na Warner Bros,. e “Invasion USA”, na DreamWorks. Esteve por trás do design da série de animação dos “X-Men”. Brunner publicou também “Eyes Of Light: the fantasy art of Frank Brunner” (Vanguard Publications 2002), sobre sua obra.

OBRAS:

Para Marvel: “Chamber of Chills”, “Haunt of Horror”, “Giant-Size Man-Thing”, “Ka-Zar”, “Silver Surfer”, “Strange Tales”, “Tomb of Dracula”;

Outras Revistas: “Crawdaddy! ”, “The Monster Times”, “Castle of Frankenstein”, “Star Reach”, “Quack”, “Alien Worlds” (Pacific Comics), “Unknown Worlds of Frank Brunner” (Eclipse);

Portifólios: Flesh & Fantasy, Bran Mak Morn, Elric, Alice in Wonderland, Through the Looking-Glass (Alice II), Stormbringer (Elric II), Flesh & Fantasy II, Legends of Arzack; Cards (Topps): Jurassic Park, Star Wars Galaxy, Vampirella, Mars Attacks, Satan's Six;

Filmes: “Cellar Dweller”, “From Time to Time” (Disney), “Dr. Estanho” (ABC TV), “Dinosaur Valley Girls.



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    em 05/03/2007 00:00:00