Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Frank Borth



1 de abril de 1918
9 de agosto de 2009

Lista de revistas com trabalhos de Frank Borth
Veja lista detalhada dos trabalhos


Frank Mellors Borth III nasceu em Cleveland em 1º de abril de 1918. Graduou-se em ilustração na Cleveland School of Art em 1940. No ginásio, seu professor de inglês fazia seus alunos ilustrarem suas redações com capas desenhadas. Os trabalhos de Frank eram sempre os melhores, razão pela qual foi convidado a ser o desenhista do jornal do colégio. Ao ilustrar os cartazes de atividades escolares, Frank Borth também aprendeu a difícil arte de fazer letras. Para poder frequentar a Escola de Arte de Cleveland, passou a pintar letras em vitrines comerciais. Após a formatura, mudou-se para Nova Iorque, e se tornou um desenhista “free-lancer”.
Durante a Segunda Grande Guerra, o Exército utilizou muitos de seus trabalhos. Terminado o conflito, Frank Borth começou a ilustrar para a Pflaum Publishing Company.

Participou da chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, onde ganhou destaque primeiramente no quadrinho “Pat Patriot, a Joana d´Arc da América” (1941), para a Lev Gleason Publications. Após alguns trabalhos freelance para a Timely Comics, Harvey Comics e Picture Scoop, Borth encontrou um lar na Quality Comics, onde foi responsável por personagens como a Spider Widow e a Dama Fantasma (Phantom Lady). Criou, em 1947, Ken Stuart, um aventureiro do mar, com histórias distribuídas pela Frank J. Markey Syndicate (1947-1950). Após a morte de Ken Stuart, Borth trabalhou em alguns títulos da Ziff-Davis Comics, inclusive “Skypilot” e “Captain Fleet”.

Do final dos anos 1940 em diante, trabalhou extensivamente para a editora de quadrinhos orientada para os católicos em Ohio, George A. Pflaum, cujo título mais conhecido era Baú do Tesouro. Em meados da década de 1960, Borth tornou-se ativo na comunidade de Montauk. Tornou-se vereador no conselho municipal de East Hampton em 1968, posição que durou até 1972. Apesar de se aposentar em 1983, Borth fez trabalhos ocasionais para a revista “Cracked”, bem como para “Science Fiction”, “Amazing Storie”s e “Monsters Attack”, de Asimov. Borth morreu em Newville, Pensilvânia, em nove de agosto de 2009, aos 91 anos.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Frank_Borth




Personagens criados por Frank Borth (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • zurgk
  • Adicionado por
    zurgk
    em 18/04/2010 04:24:00