Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Floyd Gottfredson



País de nascimento: Estados Unidos da América
5 de maio de 1905
22 de julho de 1986

Lista de revistas com trabalhos de Floyd Gottfredson
Veja lista detalhada dos trabalhos


Floyd Gottfredson começou a carreira fazendo desenhos animados, mas assumiu a produção das tiras de jornal do Mickey em 1930 e não largou mais. Suas histórias definiram a personalidade do camundongo mais famoso do mundo.

Nascido em uma estação de trem em Kaysville, Utah, Arthur Floyd Gottfredson foi o oitavo filho de uma família de mórmons. Aos 11 anos, sofreu um acidente de caça: atirou no próprioo braço direito. Passou por nove cirurgias e, durante a recuperação, passou a se interessar por literatura e desenhos. Incentivado pelo tio e pela mãe, fez curso de desenho e seguiu carreira. Em 19 de dezembro de 1929, aos 24 anos, conseguiu um emprego no Disney Studios, contratado pelo próprio Disney, como aprendiz de animador e “in-betweener” (intercalador, o responsável por ilustrar os quadros entre as cenas).

Em abril de 1930 começou a trabalhar na tira diária do Mickey. Originalmente a tira tinha roteiros do próprio Disney, mas logo foi entregue totalmente a Gottfredson, tanto para o roteiro quanto para a arte. Disney o havia persuadido com o argumento de que ele provavelmente seria substituído em algumas semanas por um outro artista. A promessa, entretanto, foi aparentemente esquecida e Gottfredson continuou como cartunista para as tiras diárias do Mickey pelos próximos 45 anos, até a sua aposentadoria em 1975.

Muito do trabalho do artista permanece inédito no Brasil, especialmente as tiras curtas de jornal. Porém, dentre as histórias mais longas publicadas por aqui, podemos mencionar "O Vale da Morte", de 1930, história de estréia, nos quadrinhos, de Horácio, Clarabela, João Bafodeonça, Zé Ratão e Tio Mortimer, "Pluto, o Cãozinho", de 1931, primeira aparição do Pluto nos quadrinhos, "Mickey e os Ciganos" e "Mickey Bombeiro", ainda de 1931, "Sobrinhos do Barulho", de 1932, estréia de Chiquinho e Francisquinho, "O Covil do Lobo Rosnaldo", de 1933, "Mickey na Casa dos Fantasmas" e "Mickey e a Ilha do Céu", ambas de 1936, "Mickey Encontra Mancha Negra", de 1939, história de estréia do Coronel Cintra e do Mancha Negra nos quadrinhos, "Chegou Quinta-Feira", de 1940, "A Ilha da Morte", de 1944, "Uma Aventura no Oeste", de 1945, "As Aventuras de Esquálidus", de 1947, estréias do Esquálidus e do Pflip nos quadrinhos, "Esquálidus vai à Lua", de 1949, "Pateta e Mickey no Cinema", de 1951, "A Ilha das Pérolas Negras" e "A Cidade dos Autômatos", de 1952, "O Sapato Mágico" e "O Gorila Civilizado", de 1953, "Mickey no Interior da Terra" e "Mickey e Pesadelo Kid", de 1954, e "O Sumiço do Pateta" e "O Pequeno Davy Crockett", de 1955.

Além dos personagens acima, desenhou também a tira de estréia do Ranulfo, "Mickey Encontra Ranulfo", em 1936, e do Pateta, em agosto de 1933, do Comissário Joca, em julho de 1938, inédita no Brasil, e da Glória (antiga namorada do Pateta), em junho de 1969, as três últimas inéditas no Brasil.

Se as tiras de estréia do Mickey nos quadrinhos foram desenhadas por Ub Iwerks, Floyd Gottfredson sem dúvida foi O criador definitivo das aventuras do camundongo em seu início de "carreira" e foi quem fixou o visual do Mickey, como conhecemos. Gottfredson foi também o responsável pela transição do Mickey de calção para o Mickey de roupas normais, posteriormente imortalizado por Paul Murry.

Floyd Gottfredson faleceu em 22 de julho de 1986, em sua casa, no sul da Califórnia.

http://www.esquiloscans.com.br/index1.php?a=2&&mest=Gottfredson,%20Floyd&&f=1



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Rogerio Dias
  • Adicionado por
    Rogerio Dias
    em 28/05/2007 09:08:00