Ofertas na Amazon!


Euclides K. Miyaura



1 de setembro de 1958

Lista de revistas com trabalhos de Euclides K. Miyaura
Veja lista detalhada dos trabalhos


(Acima, o desenhista em autocaricatura publicada no site Gibindex)

Euclides Kiyoto Miyaura - o "Chin" - nasceu em São Paulo, Capital, em 01 de Setembro de 1958.
Tem uma formação acadêmica ampla, sendo Tecnólogo em Engenharia Civil (formado pela UNESP), Bacharel em Letras, com Licenciatura em Inglês (formado pela USP), além de ter estudado pintura na FAAP e artes plásticas na USP.
Miyaura iniciou sua carreira como quadrinhista em meados de 1973 - aos 14 anos de idade - como aprendiz da primeira "Escolinha Disney" da Editora Abril. Nessa época ele teve a oportunidade de aprender as técnicas da Arte Sequencial com grandes Mestres como Jorge Kato, Waldyr Igayara, Primaggio Mantovi, Izomar Camargo e muitos outros artistas Disney brasileiros.
Por ser o "caçulinha" dessa equipe - considerada, naquela época, uma das melhores do mundo - Euclides era alvo de algumas piadas. Por exemplo, segundo o roteirista Júlio de Andrade, brincava-se que o Victor Civita (o poderoso Patrão da Abril) tinha trocado as fraldas do "Chin".
Brincadeiras à parte, já em 1975 ele ilustrava histórias com personagens Disney como Mickey, Donald, Tio Patinhas, Zé Carioca, etc. como desenhista profissional.
Em 1989 - com 31 anos - passou a ser o Chefe de Arte da Redação Disney e em 1995 foi promovido a Editor de Arte.
Em 1999 tornou-se Editor Chefe das Revistas Disney, finalizando sua carreira na Editora Abril, em 2001 - aos 43 anos de idade e após 29 anos de dedicação àquela empresa - como Redator Chefe das Publicações Disney no Brasil.
Os trabalhos de Miyaura foram reconhecidos com seis indicações para o Prêmio Abril de Jornalismo de Melhor Desenho Nacional, com cinco destaques de Honra ao Mérito e uma Premiação - em 1990 - com a história "Abelhas de Guarda", publicada na revista Zé Carioca No. 1.850.
Euclides é casado com Mônica - que foi gerente dos Produtos Disney na década de 1990 - com quem tem dois filhos: Victor e William, os quais são fãs incondicionais do Tio Patinhas. Nota-se, portanto, que a Marca Disney tornou-se um ícone da família Miyaura.
Atualmente, ele mantém um estúdio em sua casa onde produz HQs Disney para editoras européias.

http://www.esquiloscans.com.br/index1.php?a=2&&mest=Chin,%20Euclides%20Miyaura&&f=1


Euclides K. Miyaura

Personagens criados por Euclides K. Miyaura (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista