Vertigo: Além do Limiar


Emilio Balcarce



País de nascimento: Argentina
1956

Lista de revistas com trabalhos de Emilio Balcarce
Veja lista detalhada dos trabalhos


Nascido em Tartagal, província de Salta, em 1956, Emilio Balcarce começou a estudar roteiros de quadrinhos por correspondência, tendo como professor Alberto Contreras, autor de O Retorno de Osiris, no jornal Clarín. Ao mesmo tempo, ele estudava desenho. Em 1977, Alberto Salinas, filho do grande José Luis Salinas, histórico artista argentino, considerou a arte de Balcarce um tanto carente, mas adorou seus roteiros. Tanto que ele mesmo os apresenta na Ediciones Record, o que permite a Balcarce iniciar uma extensa carreira como autor em uma das revistas mais importantes do país, a Skorpio.

Depois de se destacar na Skorpio vieram a Fierro, Superhumor, D'artagnan e Nippur Magnum, além da Itália. França, Espanha, Dinamarca e Estados Unidos. Balcarce escreveu mais de 1.000 roteiros, entre roteiros e séries, e publicou mais de 40 livros em vários países do mundo, como a trilogia Crónicas del Tiempo Medio e sua prequela, Pantanal, Hache, R.E.M. e Asteroides e trabalhou com os maiores cartunistas, como Juan Giménez, Juan Zanotto, Lucho Olivera, Enrique Breccia, Arturo del Castillo, Carlos Meglia, Eduardo Risso, Jok e Eugenio Zoppi.

Em 1985, seu roteiro El Extraño Juicio a Roy Ely, desenhado por Giménez, foi transformado em filme para TV: Megabit. Em 1990, sua série Crónicas del Tiempo Medio, com Zanotto como cartunista, foi consagrada pela votação dos leitores argentinos como a melhor do ano, recebendo o Prêmio Eternauta.





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Lucca Farias Esposito
  • Adicionado por
    Lucca Farias Esposito
    em 01/06/2023 13:34:00
    Editado por Lucca Farias Esposito