Ofertas na Amazon!


Emil Ferris



País de nascimento: Estados Unidos da América
1962

Lista de revistas com trabalhos de Emil Ferris
Veja lista detalhada dos trabalhos


Emil Ferris (Chicago, 1962) é uma escritora, cartunista e designer americana. Ferris estreou nos quadrinhos com seu romance gráfico de 2017, My Favorite Thing Is Monsters (em português: Minha Coisa Favorita É Monstro). O livro conta a história de Karen Reyes, uma menina que cresce na década de 1960 em Chicago, e é escrita e desenhada na forma de um caderno diário da personagem. A graphic novel foi elogiada como uma "obra-prima" e um dos melhores quadrinhos produzido por um autor novato.

Ferris nasceu numa família artística, filha da pintora Eleanor Spiess-Ferris e do designer Mike Ferris,[4] no lado sul de Chicago e cresceu em North Side. Seus pais são artistas que se conheceram na School of the Art Institute of Chicago. Ela trabalhou como ilustradora freelancer e designer de brinquedos para clientes como McDonald's e Takara Tomy antes de ser autora. Ferris identificou-se cedo como lésbica, porém mais tarde passou a se ver como bissexual. Ferris foi abusada sexualmente quando criança, o que ela diz ter afetado negativamente sua capacidade de desenhar em estilo cartoon por muitos anos.

Em 2001, aos 40 anos, Ferris contraiu a febre do Nilo Ocidental devido a uma picada de mosquito. Três semanas depois de ir ao hospital, ela ficou paralisada da cintura para baixo e perdeu o movimento na mão direita. Ela finalmente recuperou a funcionalidade motora e voltou a trabalhar e desenhar, recebendo um MFA[nota 1] em escrita criativa da Escola do Instituto de Arte de Chicago.

Enquanto se recuperava da paralisia, Ferris trabalhou em sua graphic novel My Favorite Thing Is Monsters. Nela, conta a história de Karen Reyes, uma menina de 10 anos fã de filmes de monstros (como a própria Ferris) que, crescendo em meio às tensões sociais da década de 1960 em Chicago, investiga a morte de seu vizinho no andar de cima. O livro foi escrito e desenhado em forma de caderno diário de Reyes, com arte hachurada desenhada com caneta esferográfica e canetinhas.

My Favorite Thing is Monsters seria lançado em 2016, mas a empresa chinesa que despachou os livros faliu e toda a impressão foi retida num navio no Canal do Panamá. O livro de 400 páginas foi finalmente lançado em 2017 pela Fantagraphics, recebendo elogios de autores como Art Spiegelman, Alison Bechdel e Chris Ware, sendo considerado um dos melhores quadrinhos de 2017.

Em 2019, Ferris lançou a edição especial de 16 páginas Our Favorite Thing is My Favorite Thing is Monsters, no dia do quadrinho grátis nos Estados Unidos.


Emil Ferris


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Emersonx27
  • Adicionado por
    Emersonx27
    em 20/03/2019 15:00:00
    Editado por Lucca Farias Esposito