Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Ely Barbosa



País de nascimento: Brasil
15 de março de 1937
19 de janeiro de 2007

Lista de revistas com trabalhos de Ely Barbosa
Veja lista detalhada dos trabalhos


Ely Rubens Barbosa nasceu em Vera Cruz, São Paulo, filho de Otávio e Aurora Barbosa e irmão do novelista Benedito Ruy Barbosa. Desde pequeno teve tendência a seguir o caminho das artes, modelando, aos sete anos, bonecos de cera para o presépio da cidade.

Mudando-se para São Paulo, tornou-se publicitário, fundou seu próprio estúdio, onde fez desenhos dos personagens para o gibi dos Trapalhões, para a editora Bloch. A partir de 1976, começou a trabalhar com algumas de suas criações: Turma da Fofura, Tutti-Fruttis e Turma do Gordo, todos reunidos na revista em quadrinhos Cacá e Sua Turma. A revista foi publicada pela Editora Abril de fevereiro de 1977 à junho de 1978, do número 1 ao 8, quando passou a ser publicada pela Rio Gráfica Editora à partir de fevereiro de 1980 à agosto de 1982 em 25 edições quando foi definitivamente cancelada.

Em julho de 1987 lança a revista mensal Turma da Fofura pela Editora Abril com 27 edições até agosto de 1989 acrescida de mais 4 com numeração reiniciada a partir de outubro de 1989 à janeiro de 1990. As quinzenais O Gordo & Cia. circularam no mesmo perído em 38 e 34 edições, respectivamente.

Em 1983, cria, na TV Bandeirantes, o programa TV Tutti Frutti, pelo qual recebeu o Prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Recebeu ainda o prêmio Ângelo Agostini por suas criações.

Em 1994, lança o musical “Um passeio no cometa”, com a Turma da Fofura. Seus personagens estamparam diversos produtos. Em 1997 “Sítio do Pica-Pau Amarelo” voltaria ao ar, apresentado pela TV Cultura. Os herdeiros de Monteiro Lobato assinam então um contrato com Barbosa, que assim voltava a trabalhar com os personagens do Sítio. Nos anos 70, ele e Silvio Santos se associaram para produzir um desenho animado de longa metragem, mas o projeto não foi adiante. A idéia agora era explorar comercialmente essa volta à TV, através do lançamento de uma série de novos produtos.

Mas, com os malfadados planos econômicos do início dos anos 90, as revistas de Barbosa são canceladas e seu estúdio fecha.

No início de 2002, Ely lança seu site pessoal, www.elybarbosa.com.br onde pretendia dar vazão às suas criações engavetadas.

Até o final da vida, Ely Barbosa se dedicou à publicidade e publicou diversos livros infantis e alguns romances. Faleceu em 19 de janeiro de 2007, vítima do mal de Parkinson.



Relate algum problema encontrado nesse artista