Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(6)
A
(1208)
B
(1740)
C
(1801)
D
(1177)
E
(380)
F
(1039)
G
(1193)
H
(833)
I
(196)
J
(429)
K
(732)
L
(1155)
M
(2207)
N
(506)
O
(409)
P
(1219)
Q
(78)
R
(1191)
S
(2130)
T
(805)
U
(76)
V
(517)
W
(596)
X
(20)
Y
(182)
Z
(177)
Edson Aran
País de nascimento:
Brasil
★
13 de março de 1963
Lista de revistas com trabalhos de Edson Aran
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Arte
3
Roteiro
6
Tradutor
48
Editor
3
Capa: Arte
1
Edson Arantes, mais conhecido por Edson Aran, ou simplesmente Aran, nasceu em São Sebastião do Paraíso, MG, no dia 13 de março de 1963. É escritor e cartunista, formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp/SP).
Quando jovem, queria virar cartunista. Naquela época os cartunistas costumavam encurtar o nome: Jaguar, Henfil, Angeli, Laerte etc. Assim, Arantes virou Aran e adotou a alcunha Edson Aran também em seus trabalhos como jornalista e escritor.
Começou a carreira de jornalista em São Paulo, no ano de 1986, após fazer o Curso Abril de Jornalismo e entrar na redação da revista "Contigo!" como repórter à noite. Ficou cinco anos na publicação. Também publicou seus textos e desenhos de humor no "Pasquim", "revista AZ", "IstoÉ" e "Diário Popular". Nos anos seguintes chefiou as redações das revistas "Set", "Interview", "VIP" e "Sexy".
Ocupou o cargo de diretor de Redação da revista masculina "Playboy", de 2006 a fevereiro de 2013, quando deixou a revista para fundar sua própria editora. Mantém um site pessoal, desde 2003.
É autor de 12 livros, dentre eles "Aqui Jaz - O livro dos epitáfios" (Ática, 1996), com Carlos Castelo Branco, "A Noite dos Cangaceiros Mortos-Vivos" (Nova Alexandria, 2001), "Quânticus - O Destruidor de Mundos!" (Opera Graphica, 2002), "Conspirações - Tudo o que não querem que você saiba" (Geração, 2003), "O Imbecilismo - E outros textos de humor" (Geração, 2005), "Delacroix Escapa das Chamas - Um romance em quatro tempos" (Record, 2009) e "Histórias Jamais Contadas da Literatura Brasileira” (Revista Bula, 2020), também ilustrado por ele. O mais recente é “Quincas Borba e o Nosferatu” (Editora Faria e Silva), além de ter participado da antologia "Blônicas" (Jaboticaba, 2005) e, como convidado, de "Na Kombi: Humor Twitter" (LeYa Cult, 2010), de Silvio Lach e Ulisses Mattos.
Venceu por duas vezes o Prêmio Abril de Jornalismo, nos anos de 2004, na categoria Entrevista, e 2010, na categoria Capa.
Como roteirista, Aran trabalhou na reformulação do humorístico “Zorra” da TV Globo. Escreveu para o “Vai que cola” (Multishow), “Dra. Darci” (Multishow), “A culpa é do Cabral” (Comedy Central), “História das Invenções” (Pulo do Gato Animação) e a série “History Drink” (History Channel).
Fonte: Site - http://www.portaldosjornalistas.com.br/perfil.aspx?id=4175 e HQ "Arte Sequencial Brasileira" (Sociedade Secreta dos Quadrinhos/2025)
Instagram: @EdsonAran
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antonio Pontes Junior
em 27/08/2007 20:09:00
Editado por
Erwin
,
Antonio Pontes Junior
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*