Ofertas na Amazon!


Edson Aran



País de nascimento: Brasil
13 de março de 1963

Lista de revistas com trabalhos de Edson Aran
Veja lista detalhada dos trabalhos


Edson Arantes, mais conhecido por Edson Aran, ou simplesmente Aran, nasceu em São Sebastião do Paraíso, MG, no dia 13 de março de 1963. É escritor e cartunista, formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp/SP).

Quando jovem, queria virar cartunista. Naquela época os cartunistas costumavam encurtar o nome: Jaguar, Henfil, Angeli, Laerte etc. Assim, Arantes virou Aran e adotou a alcunha Edson Aran também em seus trabalhos como jornalista e escritor.

Começou a carreira de jornalista em São Paulo, no ano de 1986, após fazer o Curso Abril de Jornalismo e entrar na redação da revista "Contigo!" como repórter à noite. Ficou cinco anos na publicação. Também publicou seus textos e desenhos de humor no "Pasquim", "revista AZ", "IstoÉ" e "Diário Popular". Nos anos seguintes chefiou as redações das revistas "Set", "Interview", "VIP" e "Sexy".

Ocupou o cargo de diretor de Redação da revista masculina "Playboy", de 2006 a fevereiro de 2013, quando deixou a revista para fundar sua própria editora. Mantém um site pessoal, desde 2003.

É autor de 12 livros, dentre eles "Aqui Jaz - O livro dos epitáfios" (Ática, 1996), com Carlos Castelo Branco, "A Noite dos Cangaceiros Mortos-Vivos" (Nova Alexandria, 2001), "Quânticus - O Destruidor de Mundos!" (Opera Graphica, 2002), "Conspirações - Tudo o que não querem que você saiba" (Geração, 2003), "O Imbecilismo - E outros textos de humor" (Geração, 2005), "Delacroix Escapa das Chamas - Um romance em quatro tempos" (Record, 2009) e "Histórias Jamais Contadas da Literatura Brasileira” (Revista Bula, 2020), também ilustrado por ele. O mais recente é “Quincas Borba e o Nosferatu” (Editora Faria e Silva), além de ter participado da antologia "Blônicas" (Jaboticaba, 2005) e, como convidado, de "Na Kombi: Humor Twitter" (LeYa Cult, 2010), de Silvio Lach e Ulisses Mattos.

Venceu por duas vezes o Prêmio Abril de Jornalismo, nos anos de 2004, na categoria Entrevista, e 2010, na categoria Capa.

Como roteirista, Aran trabalhou na reformulação do humorístico “Zorra” da TV Globo. Escreveu para o “Vai que cola” (Multishow), “Dra. Darci” (Multishow), “A culpa é do Cabral” (Comedy Central), “História das Invenções” (Pulo do Gato Animação) e a série “History Drink” (History Channel).

Fonte: Site - http://www.portaldosjornalistas.com.br/perfil.aspx?id=4175 e HQ "Arte Sequencial Brasileira" (Sociedade Secreta dos Quadrinhos/2025)

Instagram: @EdsonAran







Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antonio Pontes Junior
  • Adicionado por
    Antonio Pontes Junior
    em 27/08/2007 20:09:00