Vertigo: Além do Limiar


Doug Wildey



2 de maio de 1922
5 de outubro de 1994

Lista de revistas com trabalhos de Doug Wildey
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista e ilustrador americano, nascido em Yonkers, Nova York. Autodidata, aprendeu sozinho a desenhar. Em 1949 estreiou profissionalmente em "Buffalo Bill". Entre 1954 e 1957 desenhou para editora Marvel o cowboy mascarado "Pistoleiro" ("The Outlaw Kid"), seu primeiro trabalho de destaque.

Depois, fez o material para jornal de "O Santo", que durou até 1962. A partir de então passou a se dedicar a desenhos animados, como "Os Herculóides", "Mightor", "Jana das Selvas", "Lazer Tag Academy", "Godzilla" e seu favorito "Planeta dos macacos". Também esteve envolvido na produção dos desenhos animados dos "Super-Heróis Marvel" (em especial "Príncipe Submarino" e "Homem de Ferro"), em 1967. E, ao contrário do que muitos pesquisadores pensam, Wildey não participou do desenho do "Quarteto Fantástico" de 1967 (o diretor-artístico na ocasião foi Alex Toth) (*). Mas foi com "Jonny Quest" que se tornou famoso.

Após ver dois de seus projetos para desenhos animados — "Tom Swift" e "Doc Savage" (este elaborado em parceria com Dave Stevens) — serem sabotados pelos produtores (de acordo com Wildey [**], Joe Barbera queria pasteurizar "Doc"), o artista retornou aos quadrinhos, no final dos anos 60. Fez, a partir de então, "Tarzan" (para a Gold Key), "Eddie Race", "Jonah Hex", "Sargento Rock", "Os Falcões" (Blackhawk) — eses três para a DC Comics — além de sua própria série, o western "Rio". Em 1972 lançou "Ambler", nos jornais americanos. Como bem notou Luiz Antônio Sampaio, "tratava-se de uma historieta muito bem desenhada, original e de espírito bastante jovem. Infelizmente, os roteiros eram fracos e o título despertou pouco interesse". "Ambler" foi cancelado em dezembro de 1973.

- Antônio Luiz Ribeiro

Fonte —
Entrevista com Doug Wildey, na "Comic Book Marketplace" 110, 2004.



Relate algum problema encontrado nesse artista