Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Don Rosa



29 de junho de 1951

Lista de revistas com trabalhos de Don Rosa
Veja lista detalhada dos trabalhos


Keno Don Hugo Rosa nasceu em 29 de junho de 1951, em Louisville, Kentucky, e é um dos mais originais e proeminentes artistas Disney da atualidade.

Em 1986, inspirado no trabalho de Carl Barks, Rosa contactou Byron Erickson, editor-chefe da Gladstone, a editora dos quadrinhos Disney na época, e obteve permissão para desenhar uma história com o Tio Patinhas. A história, "O Filho do Sol", foi um sucesso instantâneo e foi indicado para o prêmio Harvey Award. A Gladstone, então, contratou Rosa para mais histórias dos patos.

Até 1989, Rosa produziu várias histórias para a Gladstone. Depois de uma disputa sobre seus originais, Rosa saiu da Gladstone. Posteriormente, retornou aos quadrinhos Disney, produzindo para a editora dinamarquesa Egmont.

O trabalho de Rosa é cheio de referências a Carl Barks. Aliás, seu maior trabalho foi produzido a partir de fragmentos das histórias de Barks, resultando na "Saga do Tio Patinhas", série de histórias mostrando o pato mais rico do mundo desde sua infância, o momento em que ganhou a Moedinha nº 1, a Corrida do Ouro no Klondike, passando por várias aventuras ao redor do mundo, até estabelecer-se em Patópolis, na Colina Mata-Motor e a construção da Caixa-Forte.

Nas primeiras histórias da Saga, Rosa redesenhou muitos quadrinhos de Barks, e muitas daquelas histórias eram seqüências das histórias-mãe. No primeiro quadrinho das histórias, Rosa usualmente esconde a expressão "D.U.C.K.", que é a sigla de "Dedicated to Unca Carl from Keno".

Don Rosa mostrou em suas histórias, também, como surgiu o Manual dos Escoteiros Mirins ("Os Guardiões da Biblioteca Perdida", de 1993) e a invenção do Lampadinha "A Primeira Invenção do Pardal", de 2002), além de ter criado o personagem Cavaleiro Negro (Arpin Lusene), inimigo do Tio Patinhas ("O Cavaleiro Negro", de 1998). Rosa mostrou, ainda, o retorno dos Três Cavaleiros (Panchito, Pato Donald e Zé Carioca) na história "Sete Cavaleiros (Menos Quatro) e um Destino", de 2005.

Os desenhos de Rosa são duros, de cenários bastante carregados e os patos têm uma expressão triste. Nas "entrelinhas", pode-se ver várias gags visuais paralelas à trama principal.

http://www.esquiloscans.com.br/index1.php?a=2&&mest=Rosa,%20Don&&f=1


Don Rosa

Personagens criados por Don Rosa (2)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • DiegoHH
  • Adicionado por
    DiegoHH
    em 25/04/2007 14:52:00