Vertigo: Além do Limiar


Don Kraar




Lista de revistas com trabalhos de Don Kraar
Veja lista detalhada dos trabalhos


Donald Marvin Kraar era um profissional um pouco mais velho quando chegou aos quadrinhos de Conan, talvez uma das obras pelas quais é mais conhecido. Seu primeiro trabalho como escritor de quadrinhos apareceu em Star Spangled War Stories #172 (DC Comics), datada de 1973, então Don começou sua carreira com apenas 23 anos.

Entre 1974 e 1981, ele não foi creditado nos quadrinhos americanos porque estava ocupado escrevendo tiras de jornal com Tarzan, desenhadas por Gray Morrow para jornais dominicais distribuídos pela United Features Syndicate, mas quando retornou aos quadrinhos, o fez com vigor. Após escrever dois números da série da DC The Brave and the Bold em 1982, continuou tentando a sorte e finalmente terminou trabalhando nas coleções de Conan, que durante os anos oitenta precisaram de novos funcionários, principalmente devido à saída de Roy Thomas dos roteiros de todas as séries estreladas pelo cimério, e de todas as histórias em quadrinhos da Marvel em 1981.

Kraar conseguiu trabalho em The Savage Sword of Conan vol.1 #105 em 1984. Nessa mesma revista, o vimos novamente em números sucessivos, e escreveu os quadrinhos que apareceram em diferentes parcelas até The Savage Sword of Conan vol.1 #185 , sendo este seu último número, em 1991, onde é narrada uma aventura de Conan como um ladrão de Zingara , desenhada por Dale Eaglesham .

Simultaneamente, Don colaborou no segundo volume de Savage Tales, uma série de 1985 que não tinha nada a ver com Conan, apesar de o primeiro volume da revista apresentar quadrinhos em preto e branco do cimério sob o mesmo título. Kraar acabou se tornando o roteirista oficial do Bárbaro devido à sua dedicação quase completa ao personagem de Conan durante a segunda metade dos anos oitenta: ele ocasionalmente visitava a série colorida Conan, o Bárbaro, e escreveu muitos episódios da série Conan, o Rei.

Da mesma forma, Kraar foi responsável pelos roteiros de várias graphic novels de Conan que foram lançadas em 1986 e 1987, The Witch Queen of Acheron, uma aventura de Conan na Nemédia com Gary Kwapisz nas rédeas do desenho, e Conan, the Reaver. (traduzido na Espanha como "Conan, o Predador"), magistralmente ilustrado por John Severin . Don posteriormente deixou Conan e também a Marvel em 1990, ano em que continuou trabalhando para a DC Comics em séries como Dragonlance , Advanced Dungeons & Dragons, Spelljammer e Shadow Strikes.

Em 1993, ele retornou à Marvel para escrever outra história em quadrinhos de Conan, incluída em The Savage Sword of Conan vol. 1 #213, sendo este seu último trabalho conhecido no mundo dos Quadrinhos.

Biografia compilada usando dados do Tebeosfera e do Ancestry .
Fotografia obtida do ERBzine.


Don Kraar


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00
    Editado por DRAKE