Vertigo: Além do Limiar


Don Glut



País de nascimento: Estados Unidos da América
9 de fevereiro de 1944

Lista de revistas com trabalhos de Don Glut
Veja lista detalhada dos trabalhos


Escritor, roteirista e cineasta americano, nascido em Pecos, Texas, mas criado em Chicago. Donald F. Glut começou a se envolver com cinema com apenas nove anos, em 1953, quando começou a fazer filmes amadores baseados em seriados de matinê e histórias em quadrinhos, como “Batman”, “Capitão América” e “Homem-Aranha”. Esses curtas, feitos até 1969, começaram a chamar a atenção de revistas especializadas como “Famous Monsters of Filmland”, de Forrest J Ackerman. A publicidade em torno de Glut abriu as portas para que ele entrasse na TV. Agora um roteirista profissionalizado, Glut escreveu para séries de TV como Land of the Lost (1975), “Shazam!” (“Capitão Marvel”), e desenhos animados como “Homem-Aranha” e “Homem-Aranha e seus incríveis amigos” (1981-83), “He-Man” (1985), “Transformers” (1985-86), “Gobots” (1985), “Duck Tales” (1987), “The Super Powers Team: Galactic Guardians” (“Superamigos”), “Tarzan, Lord of the Jungle”, “G.I. Joe” (“Comandos em Ação”) (1985) e “X-Men” (1993).

Ainda na primeira metade dos anos 70, Glut também começou a colaborar para revistas de histórias em quadrinhos, em especial em dobradinha com Roy Thomas (outro nostálgico) nas séries “O que aconteceria se...?”, “Capitão América” e “Conan”, os três para a editora Marvel. Mas também colaborou com a Warren — onde criou o Dr. Spektor (“Spektro”, na editora Vecchi) —, DC Comics, Archie e Gold Key, na maioria fazendo revistas de terror.

Escreveu também vários livros, em especial a novelização do filme “O Império contra-ataca”, em 1980.

Em 2006, a Epoch Cinema lançou em DVD todos os 41 curtas amadores de Don Glut sob o título de “I Was A Teenage Moviemaker” (“Fui um cineasta adolescente”), inédito no Brasil.

- Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro