Dick Moores



País de nascimento: Estados Unidos da América
12 de dezembro de 1909
22 de abril de 1986

Lista de revistas com trabalhos de Dick Moores
Veja lista detalhada dos trabalhos


Richard Arnold Moores nasceu em Lincoln, Nebraska, em 12 de dezembro de 1909, e estudou na Chicago Art Academy. Trabalhou como desenhista de HQs a vida inteira. Começou em 1931, ainda jovem, como assistente de Chester Gould em “Dick Tracy”, com quem trabalhou até 1936. Seu trabalho era fazer detalhes de fundo, o letreiramento e ajudar na aplicação das cores nas páginas dominicais. Durante seis anos ele ficou trabalhando com Gould.

Em 1936 Moores decidiu criar uma nova história em quadrinhos, algo onde ele pudesse usar mais a sua criatividade de desenhista (e de escritor também). E algo que lhe pudesse trazer mais dinheiro igualmente. Assim, nas horas vagas de seu trabalho com Gould, ele começou a idealizar uma nova tira, colocando sua idéia na prancheta de desenho. Dela saiu “Jim Conley”, um título que prometia bastante originalidade. Seu herói era um ex-presidiário que, após cumprir sentença pelo crime que cometera, fora libertado para enfrentar a vida naqueles dias da Depressão dos anos 30. Ele seria tentado a voltar ao mundo do crime, mas resistira bravamente.

Moores desenhou o primeiro episódio da história e submeteu-a a aprovação do distribuidor United Feature. Para sua surpresa, aquele “syndicate” aprovou o trabalho. Foi uma surpresa para Moores, pois a maioria dos trabalhos apresentados ao United naqueles dias, para aprovação, tinha sido recusado.

O United enviou então amostras de “Jim Conley” aos jornais. E foi a vez do distribuidor se surpreender. Nenhum jornal quis comprar a nova tira. Muitos alegaram que um herói ex-presidiário não resultaria um bom exemplo aos leitores.

Moores não prerdeu as esperanças. A pedido do United, ele mudou o seu personagem. Transformou-o em um simples cidadão desempregado tentando a vida nas ruas de uma grande cidade. Teve que apagar e redesenhar muita coisa de seu trabalho inicial, mas ele o fez com esperança de então vender a sua tira. Alterou o nome para “Jim Hardy” e voltou ao United com toda a sequencia inicial corrigida. O distribuidor novamente enviou amostras aos jornais. Nova decepção. Poucos compram “Jim Hardy”.

Moores, embora chateado e decepcionado com a recepção que se trabalho teve, decidiu continuar com ele. O dinheiro que receberia não seria muito, mas daria para viver. Além disso, o United animava-o, dizendo que a circulação de “Jim Hardy” aumentaria com o tempo.

Nos próximos seis anos, Moores permaneceu debruçado na sua prancheta fazendo “Jim Hardy”. Seu herói acabou sofrendo várias transformações físicas. Começou bem magro, depois foi ganhando peso e chegou ao ponto de se tornar bastante obeso. Era uma tentativa de Moores de mudar um pouco a imagem de Hardy, que estava se tornando muito parecido com Dick Tracy. Com o tempo, o desenhista acertou seus traços e pôde emagrecer seu herói novamente.

Dick Moores faleceu em Asheville, Carolina do Norte, em 22 de abril de 1986


Dick Moores

Personagens criados por Dick Moores (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • DiegoHH
  • Adicionado por
    DiegoHH
    em 12/10/2007 13:22:00