Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1136)
B
(1660)
C
(1716)
D
(1098)
E
(361)
F
(984)
G
(1127)
H
(792)
I
(186)
J
(406)
K
(698)
L
(1095)
M
(2094)
N
(478)
O
(396)
P
(1152)
Q
(74)
R
(1108)
S
(2029)
T
(755)
U
(65)
V
(495)
W
(570)
X
(16)
Y
(170)
Z
(173)
Dick Calkins
País de nascimento:
Estados Unidos da América
★
1895
✝
12 de maio de 1962
Lista de revistas com trabalhos de Dick Calkins
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Arte
3
Desenho
8
Roteiro
1
Primeiro desenhista de "Buck Rogers" (1929). Calkins fora ex-tenente da Força Aérea na I Guerra (após dar baixa, planejou ser engenheiro civil, mas acabou enveredando mesmo para os quadrinhos) e isso foi refletido em suas HQs , em especial "Freddy, o Gavião dos Ares" (1929), tida como a melhor HQ de aviação dos anos 30. Freddy (Hurricane Hawk) era o herói da série, que, no original, se chamava "Skyroads". Em 1933 a tira passou às mãos de seu assistente Russell Keaton, que, como bem notou a "Edição Comemorativa do Suplemento Juvenil", "eliminou os personagens da fase de Calkins e colocou Freddy como o titular até 1939, quando por sua vez passou a bola para outros pilotos".
Porém, o maior sucesso de Calkins foi mesmo "Buck Rogers". O herói surgiu no conto "Armaggedon 2419", no número de agosto de 1928 do "pulp" (revista popular impressa em papel barato) "Amazing Stories". Na trama, um jovem piloto de aviões, Anthony Rogers, é vítima de gases tóxicos que o deixam em estado de animação suspensa por cinco séculos, despertando somente em 2419.
A ascenção de "Buck Rogers" no gosto do público foi rápida: após "Armaggedon" seguiram-se uma continuação ("The Airlords of Han", março de 1929), uma série radiofônica (1932-47), uma versão para cinema e, claro, várias histórias em quadrinhos adaptadas por seu criador, Philip (“Phil”) Nowlan, em parceria com Calkins.
Calkins tinha um estilo antiquado para os dias de hoje, mas bastante detalhado para a época. Na verdade, "Buck Rogers" e "Tarzan" foram os primeiros personagens de aparência realista nos "comics" americanos. Até então, o máximo de realismo apresentado nos jornais eram semi-caricaturas, pendendo mais para o estilo "cartoon" ("Annie", "Wash Tubs", "Minute Movies"...), não representando com exatidão a figura humana.
Embora familiarizado com o tema de naves e veículos aéreos, Calkins tinha suas próprias idéias para a "Buck": desejava ambientá-lo na pré-história, cercado de dinossauros e criaturas da época. Claro, a trama original de Dille e Nowlan acabou prevalecendo.
Nessas primeiras histórias, Buck atuava na Terra. Mas, com o decorrer da série, ele se tornaria um explorador espacial, vivendo aventuras em Marte, Júpiter, Vênus e diversos outros mundos. Os desenhos de Calkins não eram bons (mesmo com o passar do tempo nunca perderam o aspecto amador), e para piorar ele gostava de contratar garotos inexperientes – como Zack Mosley (mais tarde, o autor de "Jack do Espaço"), Russel Keaton (que, por sua vez, criaria "Águia Branca") e Rick Yager – como assistentes (para assim pagar pouco), o que não melhorava em nada o visual da série. Mas os argumentos de Nowlan, mesmo com os diálogos às vezes medíocres, eram bons o suficiente para prender o interesse do público, e isso que acabou, afinal, prevalecendo.
Outro personagem de "Buck Rogers" era o jovem Bud Deering, mas este aparecia nas páginas dominicais, iniciadas em 30 de março de 1930. Essas pranchas dominicais , visualmente bem melhores que as tiras em preto e branco, tinham duas curiosidades: embora assinadas por Calkins, quem as faziam eram Russel Keaton (1930-33) e Rick Yager (1933-58).
Em 1940, Phil Nowlan morreu, sendo substituído por Yager no roteiro das páginas dominicais e Calkins nas tiras diárias. Com a saída deste último, em 1947, após um desentendimento sério com o National Newspaper (Calkins foi para a Dell, fazer Red Ryder), Yager passou a assinar sozinho as dominicais. Como bem notou Luiz Antônio Sampaio, Calkins então "trocou a prancheta de desenho pala máquina de escrever. Com isso trocou também as tecnologias das naves espaciais do futuro pelo desconforto de uma sela do passado, pois passou a fazer roteiros para alguns faroestes da Dell Comics", como "Johnny Mack Brown", "Red Ryder" e "Gene Aury".
- Antônio Luiz Ribeiro
Bibliografia:
- www.lambiek.net/artists/c/calkins_d.htm
Personagens criados por Dick Calkins (3)
Billy Hill
Buck Rogers (Anthony Buck Rogers)
Freddy, O Gavião dos Ares
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 20/01/2008 10:35:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*