Ofertas na Amazon!


David Gerrold



24 de janeiro de 1944

Lista de revistas com trabalhos de David Gerrold
Veja lista detalhada dos trabalhos


Escritor e roteirista americano. Jerrold David Friedman (seu nome verdadeiro) ficou popular com suas histórias de ficção científica, em especial aquelas que ele escreveu para as telesséries de “Jornada nas estrelas”.

Gerrold ingressou em “Jornada” em 1967, contratado como roteirista. Na ocasião, sugeriu aos produtores cinco sinopses, incluindo “A fuzzy thing happened to me...” (que foi filmado como “The trouble with Tribbles”), “The protracted man” e “Bandi” (apresentado aos produtores em fevereiro de 1967), estes dois não filmados. Na trama de “Bandi”, o Capitão Kirk se vê às voltas com uma critura telepática à bordo na nave USS Enterprise. O animal, chamado Bandi, tem o poder de fazer qualquer tripulante simpatizar com ela. Após a morte acidental de um tripulante, que se distraiu com o animal, Kirk decide expulsar a criatura da nave, mas esta faz com que a tripulação se amotine contra seu comandante.

Gerrold certa vez especulou que, caso sua sinopse fosse aceita, ele provavelmente mudaria o título para um nome melhor. Ironicamente, o nome Bandi acabou sendo aproveitado em 1987, para nomear uma raça alienígena no piloto da série de TV “Jornada nas estrelas: A nova geração”.

Gerrold acabou adaptando o roteiro de “Bandi” para o terceiro volume de “Star Trek: The manga” (inédito no Brasil, infelizmente). Nesse gibi, “Bandi” teve o nome mudado para “Uchu”.

“Bandi” não foi a única história de Gerrold que não fora aproveitada na série sessentista. Em 1968 Gerrold apresentou “More Tribbles, more troubles” (que seria a sequência do episódio de 1967, “The trouble with Tribbles”), que posteriormente foi aproveitado em 1973, no desenho animado de “Jornada”. “Bem” (um anacronismo para “Bug Eyed Monster”, ou seja, monstro com olhos de inseto), que desenvolveu posteriormente a duas mãos com Gene Roddenberry (o criador de “Jornada”), foi outro episódio “gerroldiano” não aproveitado que foi parar no desenho (em 1974).

David Gerrold também escreveu livros de ficção científica, entre eles “When HARLIE was one” (1972), “The man who folded himself” (1973) e “Batalha pelo planeta dos macacos” (novelização do filme, 1973).

Recentemente, em parceria com Carlos Pedraza, Gerrold escreveu “Blood and fire”, episódio da “fan-series” “Star trek: New Voyages”.

- Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 19/11/2008 13:51:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro