Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Charles Flanders



País de nascimento: Estados Unidos da América
1907
10 de janeiro de 1973

Lista de revistas com trabalhos de Charles Flanders
Veja lista detalhada dos trabalhos


Procurando dar um novo rumo à sua carreira artística, Charles Flanders mudou-se para Nova York em 1928, onde finalmente foi contratado pela King Features, em 1932.

Começou como assistente em tiras como “Tim Tyler” e “Pafúncio”. Mas em 1935 criou sua própria série: “Robin Hood”, que foi publicada como página dominical. Porém, seu “Robin Hood” durou apenas três meses.

Flanders não se abateu com o fracasso da série e continuou trabalhando em outras tiras. Naquele mesmo ano de 1935, ele foi escolhido para substituir Alex Raymond em “Agente Secreto X-9”. Flanders começou seu trabalho em “X-9” com a tira de 18 de novembro de 1935, mas, curiosamente, só dois meses depois começou a assiná-lo. Flanders tentou manter a mesma linha de seu antecessor, mas não conseguiu. Seu trabalho foi bom, mas faltou-lhe o toque de gênio que caracterizava Raymond. Flanders também foi prejudicado com a saída de Leslie Charteris, o roteirista de “X-9”, em março de 1936. A última tira assinada por Flanders foi a do dia 9 de abril de 1938. Com a sua saída, “X-9” entrou numa fase de franca decadência.

Ainda em 1936, Flanders começou a trabalhar nas páginas dominicais de “King of the Royal Mounted”. Em 1939, ele assumiu a série “The Lone Ranger” publicada nos jornais. Esse material de Flanders foi publicado entre nós em diversas publicações em quadrinhos e cadernos coloridos, como por exemplo o suplemento em cores de “O Jornal” do Rio de Janeiro, nos anos 50 (que publicou as dominicais de “The Lone Ranger” com o título de “O Cavaleiro Solitário”).

Charles Flanders desenhou “The Lone Ranger” até 1971. Após se aposentar, mudou-se para a Espanha, onde morreu em 1973.



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 16/01/2008 18:37:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro