Carlo Raffaele Marcello



País de nascimento: Itália
16 de novembro de 1929
23 de dezembro de 2007

Lista de revistas com trabalhos de Carlo Raffaele Marcello
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista italiano, Carlo Raffaele Marcello (*) nasceu na pequena cidade de Ventimiglia (*), no litoral italiano da Ligúria, perto da França. Começou a trabalhar com HQ aos 17 anos, com a editora francesa Sagédition, para quem um primo seu apresentou alguns trabalhos de teste. Animado com a idéia, interrompeu os estudos e partiu para Paris, em 1947. Sua primeira HQ foi "Nick Silver", gibis quinzenais de quem Marcello fez também os roteiros.

Na mesma época, criou "Luana, Princesa das Selvas" e, em 1950, emprestou seu lápis para a quadrinização de obras clássicas da literatura que foram publicadas em vários jornais, entre os quais "France Soir" e "Le Parisien Liberè". Ao fazer esses clássicos, Marcello trabalhava para as agências de prestígio como Opera Mundi e Mondial Press - e, nessa última, por um breve período trabalhou lado a lado com outro desenhista que nasceu três meses antes dele na mesma cidadeizinha de Ventimiglia: Fernando Fusco.

Em 1955 (*), para o magazine "Pépito", desenhou "O Cavaleiro Desconhecido", um dos seus personagens de maior sucesso na França, que durou até 1973. Durante esse período (1958-70) fez várias séries, como "Rin-Tin-Tin", "Prince Fantôme" e "Docteur Justice" - e este último personagem deu origem a uma série de grande sucesso.

Em 1975, colaborou com Victor Mora na quadrinização da série de TV "Persuaders" (com Roger Moore e Tony Curtis). Entre 1977-80 trabalhou para a Editora Çarousse em séries de grande destaque, como "A história da França", "A Bíblia" e "A história do Faroeste".

Nos anos 80 colaborou com a Editora Dupuis, nas séries de "Targo", "Crystal" e "Zorro". Marcello também fez alguns trabalhos insólitos, como "Vida de Michael Jackson" (no "Journal de Mickey") e histórias eróticas para o editor Albin-Michei.

No final dos anos 80, Marcello voltou ao país da bota onde, em 1989, a Sergio Bonelli Editore entrou em sua vida. O desenhista foi escalado para fazer o western "Tex", o carro-chefe da casa. Depois da estréia no famoso cowboy, Marcello - que, em paralelo, desenhava as capas dos gibis de "Zorro", da filial italiana da Disney - mostrou sua versão de "Zagor" em 1993 (*).


Notas e fontes
(*) "Tex Férias" 9.


Carlo Raffaele Marcello

Personagens criados por Carlo Raffaele Marcello (4)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Canyon
  • Adicionado por
    Canyon
    em 30/09/2007 08:38:00