Carl Fallberg



9 de novembro de 1915
5 de setembro de 1996

Lista de revistas com trabalhos de Carl Fallberg
Veja lista detalhada dos trabalhos


Carl Robert Fallberg (roteirista) nasceu nos Estados Unidos em 11 de setembro de 1915.
Com vinte anos de idade, em 1935, ele começou a trabalhar nos Estúdios Disney onde participou como assistente-de-diretor da criação do filme de animação "Branca-de-Neve". Mais tarde participou como roteirista dos filmes "Bambi" e "Fantasia", sendo que neste último, somente do episódio "O Aprendiz de Feiticeiro".
Em 1941, Carl deixou os Estúdios Disney e passou a trabalhar em vários outros estúdios de animação, a saber:
No "Famous Studios", em 1942, trabalhou nas animações do personagem "Popeye". Na "Warner Bros." trabalhou, em 1970, como diretor-de-roteiro nas animações do personagem "Patolino" e sua turma. Na "Hanna-Barbera", de 1972 a 1881, trabalhou como roteirista e diretor-de-roteiro nas animações de vários personagens, tais como: "Scooby-Doo", "Família Adams" e muitos outros.
A partir de 1953, com 38 anos, Fallberg começou a escrever HQs para a Editora Western. Nessa função ele desenvolveu histórias para os mais variados personagens de diversas origens, tais como: "Pernalonga", "Patolino" e outros da "Warner Bros."; "Tom & Jerry" e outros da "MGM"; "Pica-Pau" e outros da "Walter Lantz"; "Os Flintstones", "Os Jetsons", "Don Pixote" e outros da "Hanna-Barbera"; "Mr. Magôo" da "UPA"; "Pantera Cor-de-Rosa" e "O Inspetor" da "DePatie-Freleng" e principalmente "Mickey", "Pateta", "Donald", "Pardal" e muitos outros da "Disney".
Carl trabalhou na "Western" até 1971. Paralelamente ele já vinha produzindo roteiros com os personagens Disney, diretamente para os Estúdios Disney, destinados ao mercado internacional, desde 1963. Esse trabalho ele desenvolveu, às vezes de forma esporádica, até 1987, quando se aposentou com 72 anos.
Carl Fallberg faleceu em 9 de maio de 1996 com 81 anos. De sua longa e profícua produção com personagens Disney merece ser destacado que ele foi o responsável pela criação do personagem Lobinho (o filho do Lobão e amigo dos Três Porquinhos), assim como pela criação dos melhores roteiros de histórias aventurosas ou detetivescas com Mickey & Pateta, imortalizadas no traço do Mestre Paul Murry.

http://www.esquiloscans.com.br/index1.php?a=2&&mest=Fallberg,%20Carl%20Robert&&f=1


Carl Fallberg

Personagens criados por Carl Fallberg (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • DiegoHH
  • Adicionado por
    DiegoHH
    em 24/04/2007 14:42:00