Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Austin Briggs



País de nascimento: Estados Unidos da América
8 de setembro de 1908
10 de outubro de 1973

Lista de revistas com trabalhos de Austin Briggs
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista americano, um dos grandes nome da Era de Ouro dos comics. Nascido em Humbolt, Minnesota, estudou na Wicker Art School, em Detroit, e mais tarde no Art Students League, em Nova York, cidade onde se mudou no início dos anos 30, onde trabalhou em uma agência de propaganda e colaborou com diversas revistas ("Collier's", "Dearborn Independent", "Pictorial Review"...).

Começou sua carreira nos quadrinhos como assistente de Alex Raymond em "Flash Gordon", em 1936. De novembro de 1939 a maio de 1940 (*) assumiu outra tira, "Agente Secreto X-9", onde era auxiliado pelo roteirista Robert Storm (que a escrevia desde 1936) (*).

Entre maio de 1940 e maio de 1944 Briggs fez anonimamente a tira diária (em preto e branco) de "Flash Gordon". E entre 1944 e 1948, as páginas dominicais coloridas do famoso herói espacial.

Briggs também trabalhou, em 1941, no gibi do "Megaespião" ("Spy Smasher"). Abandonou os quadrinhos em 1948 para se dedicar à ilustração. Morreu em 1973, de leucemia, em Paris, cidade onde se aposentara.

- Antônio Luiz Ribeiro

Depoimentos/curiosidades:

“Um fato curioso a respeito de FLASH GORDON aconteceu quando ele era feito por Alex Raymond e Austin Briggs.

Raymond começou sua historieta usando balões para os diálogos. Após um ano, deixou de usá-los. Poucos meses depois voltou a usar. Três anos depois tornou a deixá-los de lado. Após cinco anos, voltou a usá-los, mas por apenas três meses, quando então os abandonou definitivamente.

E Briggs, ao substituir Raymond, nunca usou balões (refiro-me às páginas dominicais).

Quando Mac Raboy ficou com FLASH GORDON, ele também não queria usar balões. Só com o passar dos anos é que acabou por fazê-lo.

E nas tiras diárias, primeira série (1940-44), Austin Briggs também era indeciso no uso dos balões, ora usava, ora não.”

(Luiz Antônio Sampaio, revista “Calafrio” nº 36, 1987)


“Com este último álbum de FLASH GORDON (6 de julho a 28 de dezembro de 1941), a Brasil-América parece ter encerrado a série. No entanto, as histórias de FLASH GORDON desenhadas por Alex Raymond não terminam aí. FLASH, DALE e ZARKOV voltam a Mongo e lá se defrontam com várias outras aventuras. Raymond desenhou as páginas dominicais de FLASH GORDON até 30/4/1944, quando então seu assistente Austin Briggs assumiu total controle delas.”

(Luiz Antônio Sampaio, revista “Calafrio”, anos 80)


Notas e fontes —
(*) "World Encyclopedia of Comics", pág. 605.



Relate algum problema encontrado nesse artista