Vertigo: Além do Limiar


Archer St. John



País de nascimento: Estados Unidos da América
15 de 1904

Lista de revistas com trabalhos de Archer St. John
Veja lista detalhada dos trabalhos


O irmão mais novo do correspondente e autor da Segunda Guerra Mundial , Robert William St. John (1902–2003), Archer St. 1901 ou em 15 de outubro de 1904 em Chicago , Illinois . A mãe deles, Amy, enfermeira, e o pai John, farmacêutico, mudaram-se com a família para o subúrbio de Oak Park em 1910. Após a morte do pai em 1917 e o eventual novo casamento da mãe, Archer frequentou o internato da St. . Ambos os irmãos tornaram-se jornalistas, com Archer fundando o Berwyn [Illinois] Tribune em meados da década de 1920.

Ele deixou o jornal em 1930. Naquela época, ele havia se tornado gerente de publicidade da fabricante de modelos de trens com sede em Nova York, Lionel Trains Corporation. Entre suas funções, ele editou a revista amadora da empresa, Model Builder , que estreou em janeiro de 1937. Ela incluía verdadeiras histórias ferroviárias em seu mix editorial, eventualmente adicionando recursos ilustrados como "Famous Railroad Sagas". Nessa época, ele era casado e morava em Darien, Connecticut , com a esposa Gertrude (nascida Adams) e o filho Michael.

No início da década de 1940, St. John era editor da revista de 17 edições Flying Cadet (janeiro de 1943 - outubro de 1944). Assim como o Model Builder , ele misturava prosa editorial com recursos instrucionais em estilo de quadrinhos. Isso mudou com sua edição final, uma história em quadrinhos padrão que incluía aventura ficcional ("Buzz Benson" de Maurice Whitman e George Kapitan ; Tenente Lela Lang , arte de Kapitan, sobre uma piloto de bombardeiro ) e humor ("Grease Pan Gus" ) características. A empresa - também chamada Flying Cadet - publicou adicionalmente American Air Forces #1 (outubro de 1944), bem como algumas edições da Dynamic Comics e Punch Comics .

Editando nas horas vagas enquanto continuava a trabalhar na Lionel, ou tendo saído e retornado para a empresa - uma carta de dezembro de 1944 que ele assinou coloca St. John no departamento de publicidade da Lionel naquela época [carece de fontes ] - St. o fabricante de modelos de trens no início de 1945. Depois de adquirir um financiamento inicial de US$ 400.000, ele começou a publicar duas histórias em quadrinhos, Comics Revue e Pageant of Comics , ambas reimprimindo histórias em quadrinhos. Eles apareceram com seu próprio nome como editor em 1947. Pouco depois, sua empresa de quadrinhos assumiu o nome de St. Tinha escritórios em 545 Fifth Avenue em Manhattan, Nova York, e em 1950 ocupou um espaço adicional em 235-243 Pulaski Street, no bairro vizinho de Brooklyn .

O artista Joe Kubert , que trabalhou para St. John, o descreveu como "um dos tipos mais aristocráticos da classe alta que você já conheceu. Mas ele era tão diferente disso por baixo daquele verniz quanto qualquer pessoa que eu possa imaginar. Quando você se sentou para falar com ele, ele era realmente um cara normal." Nadine King, gerente de escritório da empresa, socializava frequentemente com St. John, descreveu-o como "excepcionalmente brilhante" e disse que "... ele ganhou muito dinheiro e perdeu muito dinheiro. "

Marion McDermott foi editora da St. A colega editora Nadine King disse em entrevista publicada em 2012 que St. John teve um caso com McDermott. [12] Eles viajaram juntos para as Bermudas em 1950 e 1951. [13] Renée também contou que St. John a perseguiu uma vez em torno de uma mesa no escritório e uma editora colocou um fim nisso.

No início da década de 1950, St. John tornou-se amigo do artista Matt Baker , que forneceu a maioria das capas de quadrinhos para a empresa. Quando questionado sobre a natureza do relacionamento, o irmão de Baker, Fred Robinson, disse em entrevista publicada em 2012: "Eles tinham um relacionamento muito próximo. Não sei exatamente o que era." Eles viajaram juntos para Los Angeles e foram fotografados no TCL Chinese Theatre em frente às pegadas de Jean Harlow .

Segundo as pessoas que trabalhavam para ele, inclusive Renée, St. John era charmoso e agradável de se trabalhar, mas lutava contra o alcoolismo. O designer gráfico Warren Kramer contou que St. John participava das reuniões dos Alcoólicos Anônimos e estava sóbrio "na maior parte do tempo". Ele disse que St. John era "quase exatamente" como o personagem "Excêntrico Milionário" de Harry Myers no filme City Lights . Esse personagem é um alcoólatra que sofre de memória dependente do estado . No entanto, Kramer acrescentou que embora "muito peculiar", St. John era "... um cara muito, muito decente".

Em 1952, o irmão de Archer St. John, Robert, viu Archer pessoalmente pela última vez. Archer voou de Nova York para Genebra e, segundo a descrição de Robert, "parecia horrível: estava terrivelmente desgrenhado. Seu rosto estava gravemente cortado; sua mão estava cortada; havia sangue por toda a camisa". St. John estava bebendo muito no avião. Ele comprou um relógio suíço destinado, disse ele, a uma mulher com quem morava na cidade de Nova York e imediatamente voltou.





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erik Carvalho
  • Adicionado por
    Erik Carvalho
    em 11/11/2023 18:26:00