Antonio Ribeiro - ‘Tony Carson’




Lista de revistas com trabalhos de Antonio Ribeiro - ‘Tony Carson’
Veja lista detalhada dos trabalhos



Escritor profissional especializado em westerns. Produziu cerca de 500 "pockets" do gênero para a editora Monterrey e tambem os roteiros de "Chacal" (fase brasileira) da editora Vecchi. Ele assinava os livros sobre o pseudônimos como Tony Carson (exigencia do dono da Monterrey, para parecer que os livros eram americanos).

A revista "Judas" italiana (chamada no Brasil de "Chacal") teve apenas 16 edições e, como vendia bem, aproveitou-se o nome "Chacal" para criar um novo personagem. Antonio ja estava escrevendo alguns roteiros de terror para essa linha da Vecchi e, sabendo que ele era especialista em faroeste, o editor Otacílio D'Assunção (o Ota) encomendou a ele a empreitada.

Como na criação do cowboy "Chet", Ota participou também da criação dos elementos básicos da fórmula do novo personagem. Embora todos os roteiros fossem de autoria exclusiva de Antonio (foi dele a idéia de batizar o seu "Chacal" de "Tony Carson"), a personalidade de um caçador de recompensas sem escrúpulos foi idéia do famoso editor carioca.

Ota e Antonio trabalhavam em cima de sinopses que o o último trazia. Ota geralmente dava OK e pouco pedia para mexer. Antonio entregava uma edição por mês e assim foi até o fim da Vecchi.

Ota e Antonio mantiveram a amizade depois disso. Quando a "Mad" voltou, pela Record, embora o humor não fosse muito o gênero do desenhista, Ota comproi vários roteiros dele.

Antonio escreveu também roteiros de "Recruta Zero", "Mestre Kim" e outros personagens.

Morreu de câncer. (ALR)


Bibliografia:

- Assunção, Otacílio (Ota). Orkut (comunidade Ota cartunista).




Personagens criados por Antonio Ribeiro - ‘Tony Carson’ (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 19/12/2007 12:30:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro