Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


António de Alcântara Machado



25 de maio de 1901
14 de abril de 1935

Lista de revistas com trabalhos de António de Alcântara Machado
Veja lista detalhada dos trabalhos


António Alcântara Castilho de Alcântara Machado D'Oliveira, escritor paulista, nasceu de família ilustre. O pai fora escritor e professor da Faculdade de Direito de São Paulo. Formou-se em direito em 1924, mas não exerceu a profissão, preferindo enveredar-se no jornalismo, chegando a redator-chefe do "Jornal do Comércio".

Em 1925 realizou viagem à Europa, de onde trouxe crônicas e reportagens que deram origem à sua obra estréia, em 1926, "Pathé-Baby", com prefácio de Oswald de Andrade.

Em 1928 publica "Brás, Bexiga e Barra Funda". Na primeira edição dessa obra o prefácio é substituído por um texto intitulado "Artigo de fundo", disposto em colunas, como as de uma página de jornal, explicando que "Este livro não nasceu livro: nasceu jornal. Estes contos não nasceram contos: nasceram notícias. E este prefácio portanto também não nasceu prefácio: nasceu artigo de fundo".

Dirigiu a "Revista Hora" (1931), junto com Mário de Andrade. Ingressando na política, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde exerceu também a crítica literária. Candidatou-se ao cargo de deputado federal e foi eleito, mas não chegou a ser empossado, pois faleceu em consequência de complicações de uma cirurgia de apêndice, no Rio. (ALR)

Inventou o acento agudo em António, para acompanhar a pronúncia dos nascidos em São Paulo





Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 14/03/2009 10:08:00