Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Antonino Homobono Balieiro



País de nascimento: Brasil
27 de abril de 1953
7 de junho de 2001

Lista de revistas com trabalhos de Antonino Homobono Balieiro
Veja lista detalhada dos trabalhos


Antonio Homobono Balieiro que, dependendo do trabalho, assinava “Homobono” ou “Balieiro”, nasceu em Afuá, pequena cidade ao norte do Pará, conhecida como 'Veneza Marajoara'. Aos três anos, a família se mudou para Macapá, capital do Amapá, onde passou sua infância.

Autodidata, ele chamava a atenção de todos desde bem jovem por causa de sua grande habilidade artística, quando fazia caricaturas e desenhos em vários estilos. Trabalhou na Escola Cândido Portinari até trocar Macapá por Belém (PA) e, logo em seguida, por Imperatriz (MA). Finalmente, em 1974, tomou a decisão de se mudar para o Rio de Janeiro e tentar se matricular na Escola de Belas Artes.

Já em 1974, trabalhava na Rio Gráfica e Editora, participando da equipe criativa que adaptou o "Sítio do Picapau Amarelo" para os quadrinhos, e contribuindo para o "Fantasma" .

No fim dos anos 70, desenhou para a Editora Bloch produzindo mensalmente uma série sobre o "Drácula" na revista 'Capitão Mistério' e, para a Editora Vecchi, onde fez histórias de terror para as revistas 'Spektro' e 'Sobrenatural', logo passou a desenhar as aventuras de faroeste de "Chet" e "Chacal". Para o personagem "Chacal", que ajudou a criar junto com Otacílio d'Assunção (o Ota) e Antonio Ribeiro, passou a ser escalado como o capista oficial.

Nos anos 80 atuou no mercado publicitário e editorial, realizando trabalhos para diversas empresas, como Unisys, McDonald's, Fleischmann Royal, Esso, Vela & Motor, Herbert Richers, entre outras.

Antonino foi um dos maiores quadrinistas que o Brasil já teve, falecendo precocemente, devido a uma doença no coração, em 2001.

Fonte: http://planetamongo.wordpress.com/category/comics-quadrinhos/desenhistas/antonino-homobono/ e HQ "Tony Carson - Chacal" (UchaEditorial/2021)

Imagens ao lado: o autor em duas épocas - nos bons tempos [esq.] e em foto mais atual [dir.]


Antonino Homobono Balieiro


Relate algum problema encontrado nesse artista